Esporte

Wilson Júnior é oficialmente apresentado como o treinador do Taubaté para 2024; veja tudo que rolou na apresentação

Técnico foi anunciado pelo clube em agosto nas redes sociais

Victor Cônsoli | Data: 03/10/2023 19:29

Nesta terça, 02, o Esporte Clube Taubaté realizou um evento na Loja do Burro, recém reinaugurada no Via Vale Shopping, para apresentar o técnico Wilson Júnior ao lado do presidente do clube, Hélio Marcondes, e Guilherme Lipi, diretor geral do Burro da Central.

Durante a apresentação, Wilson falou sobre o acerto com o Taubaté, classificando como fácil acertar com o clube, e também revelou ficar surpreendido em estar contratado logo em agosto.

“Foi até fácil, o presidente me chamou e fizemos uma reunião, eu, ele e o (Guilherme) Lipi conversamos bastante. E, quando eu saí dessa conversa, eu já tinha decidido que queria vir, até por tudo que nós falamos. Acompanho bastante o Taubaté, já vim aqui algumas vezes de adversário e acho que é um ano promissor para nós, então em cima disso foi fácil essa minha vinda pra cá”, pontuou o treinador.

Apesar da boa campanha com o Primavera na Série A2, Wilson escolheu dar um tempo do futebol no segundo período de 2023.

“Eu tinha dado uma pausa na minha carreira por problemas particulares e, sinceramente, não esperava já em agosto estar numa situação já de fechamento” revela Wilson.

ELENCO

Ainda sem anunciar nomes, Wilson Júnior contou que o clube deve contratar de 20 a 22 jogadores, contando com a lista B/ jogadores da base. A situação varia, se jogadores emprestados, como Peloggia ao Botafogo, retornam ou não.

O técnico também falou sobre o perfil de jogadores buscado pelo clube. Além da parte tática, técnica, a diretoria também analisa o caráter dos futuros atletas, que devem entrar na ‘pira’ do acesso.

“Todo mundo quer (o acesso), mas existem alguns jogadores que nós sabemos que independente do que aconteça aqui, ele tem mercado. E aí esses jogadores acabam não sendo tão comprometidos, que não é o que nós queremos. Então principalmente, além da parte técnica e tática, a gente tirou muita informação sobre o caráter do atleta mesmo, como que ele é, porque é difícil você criar perfil de atleta em 3, 4 meses”, revela o profissional.

Segundo Wilson Júnior, essa é uma das vantagens de contar com jogadores que já conhecem o trabalho dele. Além disso, é importante que os profissionais joguem em mais de uma posição e saibam lidar com o mata-mata.

“Jogadores que sabem suportar uma situação de mata-mata que é diferente do normal, lógico, nós vamos passo a passo, por etapas. Primeiro é construção do grupo, depois jogar jogo, buscar os pontos que nós temos que buscar”, explicou o técnico.

Por fim o clube também busca jogadores com rodagem em 2023, uma vez que é mais complicado recuperar atletas que não estão em atividade à algum tempo.

EXPERIÊNCIA

Apesar da pouca idade, Wilson Júnior, de 46 anos, possui campanhas na Série A2 do Campeonato Paulista por Juventus, São Bernardo e Primavera. O técnico falou sobre como essa experiencia pode ajudar na sua passagem pelo Taubaté.

“Hoje eu tenho mais experiência para montagem, mais experiência para jogar uma semifinal, porque sempre você está aprendendo. Saber que nesse campeonato você não pode pensar em semifinal, ou de fazer primeiro ponto no descenso. Então acho que o primeiro passo é esse, você fazer os pontos que te dão permanência, que te dão tranquilidade para você ir buscando um outro objetivo que é a classificação, e depois o objetivo que é o acesso”, pondera Wilson

ESTILO DE JOGO

Wilson Júnior destaca que, suas equipes costumam propor o jogo, mas que acredita que a equipe deve se adaptar a cada partida.

“Tem que saber jogar o campeonato, claro que tem algumas coisas que eu não abro mão de modelo da minha equipe, mas nem todos os jogos são iguais, então a gente vai jogar com muito mais estratégia.”, destacou o treinador.

COTAS E GRAMADO

Presente na coletiva, o presidente do Esporte Clube Taubaté, Hélio Marcados garante que o clube deve garantir 100% da cota da FPF, Federação Paulista de Futebol, para disputar o torneio – uma vez que não há mais dívidas no clube.

Em relação ao gramado, tema de debate durante toda a temporada de 2023, Hélio garante uma forma para 2023.

“Estamos pensando em fazer uma reforma total, trocar algumas partes do gramado para que melhore o nosso jogo... nesse ano de 2023, acho que nós tivemos 4 ou 5 jogos de total o gramado encharcado, nós perdemos o jogo devido bolas aéreas, jogos complicados, então a gente pensa muito nisso. Sabemos que janeiro, fevereiro e março são épocas de chuva, nós precisamos arrumar nosso gramado, e pode ter certeza que a gente vai fazer" afirmou o presidente.

TEMPO DE TRABALHO

Cerca de quatro meses separam o seu anúncio até o dia em que inicia os trabalhos no campo – marcado para o dia 20 de novembro – Wilson Júnior também destacou as vantagens de iniciar um trabalho tão cedo.

“O ideal seria, se nós pudéssemos estar trabalhando já com alguns atletas, que também ia ser muito difícil, porque a maioria ainda está trabalhando. Esse ano, na A2, tem algumas equipes que já tem uma estrutura montada de elenco, que se mantiveram na Copa Paulista, outras como a Ferroviária, que já vem numa série D, então você tem umas equipes que já tem uma espinha montada e nós não. Então, esse tempo está servindo para nós estarmos vendo o jogador, buscando a melhor maneira do mercado, saindo em vantagem com alguns atletas do mercado - como já saímos - de evitar a concorrência com alguns jogadores - que nós conseguimos... Se você chega em um elenco que já tem 10, 12 jogadores, é diferente. Hoje, nós não temos. Por isso que esse tempo de preparação para a montagem está sendo excelente" disse Wilson Júnior

COMISSÃO TÉCNICA

O técnico ainda destacou que deve trazer um auxiliar técnico, um preparador físico e um analista de desempenho para ajudar no trabalho com o Burro da Central. Os profissionais já estão verbalmente contratados, mas ainda cumprem contrato com outros clubes.

“Eu tenho já os dois profissionais, mas como os profissionais estão trabalhando, até por ética eu não posso falar o nome. Alguns já me acompanham, mas estão trabalhando, e eu não posso divulgar o nome, mas já estão trabalhando comigo em off" revelou Wilson Júnior.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais