Política

Pinda: Justiça condena Isael Domingues à prisão por fraude em licitação

Desembargadores determinaram a perda do mandato

Via Consórcio T7 News e Meon | Data: 29/08/2024 19:27

Na tarde desta quinta-feira, dia 29, a 8ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de SP decretou a perda do mandato e condenou o prefeito de Pindamonhangaba Isael Domingues à pena de detenção pelo prazo 03 anos e 06 meses (pelo crime de dispensa de licitação) e de reclusão pelo prazo de 02 anos e 04 meses (pelo crime de desvio de recursos públicos), cuja pena deverá ser cumprida no regime inicial semiaberto, além da obrigação de indenizar os cofres públicos no montante de R$ 204.440,00, que foi o valor do dano ao erário verificado no processo movido pelo Ministério Público de SP. 

Junto com o prefeito, foi condenado, com a mesma pena, Fabrício Augusto Pereira, que era Secretário de Administração à época dos fatos e atualmente ocupa a função de Secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba.

Eles foram denunciados pelo MP por dispensa de licitação fora das condições previstas em lei e por desvio de recursos públicos em proveito alheio pela contratação do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, no ano de 2018, pelo valor de R$ 601.000,00, para assessorar a Prefeitura Municipal na formulação do projeto de reforma administrativa que visava adequar os cargos comissionados no Executivo que haviam sido criados por leis municipais que posteriormente foram declaradas inconstitucionais pelo TJSP. O processo tramita sob segredo de Justiça.

Pelos mesmos fatos, o prefeito Isael e o secretário Fabrício já haviam sido condenados na esfera cível por improbidade administrativa em segunda instância. Ainda cabe recurso para Brasília.

Na época da primeira condenação, em fevereiro de 2024, o portal T7News divulgou o fato em primeira mão. Como meio de defesa, o prefeito empreendeu guerra informacional visando descredenciar o órgão de imprensa responsável pela divulgação, chegando a mencionar que o o portal teria “objetivo de vender e chocar”.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais