Esporte

Aniversário de 40 anos da Associação Long Teh de Wu Shu reúne mais de 300 atletas em Santa Branca

Festejo ocorreu no Templo Xing Yin e comemorou os 75 anos do mestre TSAO A PO, oriundo de Taiwan e fundador da Associação

Da redação | Data: 11/08/2023 11:35

Fundada em 1983 em Ubatuba/SP pelo mestre TSAO A PO, a Associação Long Teh é responsável por formar dezenas de professores e centenas de alunos de Kung Fu e Tai Chi Chuna ao longo dos últimos 40 anos no Brasil.

Considerada uma das academias mais tradicionais do Brasil, a associação ministra aulas de Kung Fu (estilo Shao Lin do Sul), Tai Chi Chuna (estilo Yang) e de Ti Kon. Junto com as artes marciais, ensina a cultura chinesa, principalmente o mandarim, e o aperfeiçoamento físico, psicológico e espiritual. 

TSAO A PO e seus familiares vieram de Taiwan (Ilha Formosa) e rapidamente criaram raízes no Vale do Paraíba, instalando-se incialmente em Ubatuba e, depois, abrindo filiais da associação nas cidades de Caçapava e São José dos Campos, entre outras cidades, inclusive em Minas Gerais.

O evento, realizado no dia 06/08/2023 no Templo Xing Yin, localizado em Santa Branca, serviu para comemorar os 75 anos do mestre TSAO A PO, fundador da associação, que trouxe para o Brasil o hábito de ensinar gratuitamente, em praças públicas, aulas sobre Tai Chi Chuan, ginástica terapêutica chinesa e práticas de saúde e bem-estar.

É uma academia que ensina não só a dar chutes e socos, mas ensina valores como cooperação, humildade, respeito aos mais velhos, ajuda aos mais necessitados, entre outros. 

Marcos Limão, repórter do T7News, esteve presente nas comemorações no Templo Xing Yin. Ele contou que sua primeira aula de kung fu na Associação Long Teh ocorreu em meados 1991, em São José dos Campos.

“Comecei a praticar quando criança, o que me ajudou a ter disciplina e garra, porque o kung fu é, sobretudo, uma arte marcial para superar os limites. Interrompi a prática por diversas vezes, em momentos diferentes da vida, por motivos distintos, mas sempre retornei para a mesma academia. Tenho vínculo afetivo com a Associação Long Teh. Sou muito grato por todos os ensinamentos. Participar dos festejos de 40 anos da academia e de 75 anos do mestre é motivo de grande felicidade para mim”, relatou Marcos Limão.





Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais