Esporte

Alessandro Gigante volta para casa sem o tri que foi buscar em Paris

Paratleta de Taubaté ficou só com a quinta colocação na disputa da categoria F11 do arremesso de peso

Da redação | Data: 06/09/2024 06:40

Alessandro da Silva, o Gigante, terminou com a quinta colocação geral na final do Lançamento do Disco F11 (para deficientes visuais) nos Jogos Jogos Paralímpicos de Paris. A prova foi disputada nest quinta-feira (5), no Stade de France.

Em uma prova bem disputada, Alessandro não conseguiu encaixar um bom lançamento e teve como melhor marca 38,84m, ficando de fora do pódio na prova em que chegou com o status de Bicampeão Paralímpico, Tricampeão Mundial e ainda atual Recordista Mundial (com 46,24m, feitos em 2022).


Alessandro, que é paratleta do programa Esporte para Todos de Taubaté, teve problemas desde o começo da disputa, tendo queimado seus dois primeiros lançamentos. Na terceira rodada, conseguiu alcançar 38,01m, pulando para a segunda colocação.

Sua estada na zona de medalha durou pouco, e logo foi ultrapassado por seus adversários. Na quarta e quinta rodadas o taubateano não conseguiu melhorar sua marca, e chegou a cair para a sexta posição. Alessandro buscou seu melhor lançamento na última das seis rodadas, alcançando 38,84m e garantindo a quinta colocação final.

O Ouro foi para Oney Tapia, da Itália, com 41,92m. A Prata foi para o iraniano Hassan Bajoulvand, com 41,75m, estabelecendo sua melhor marca da carreira. O pódio foi completado por Alvaro Cano, da Espanha, que levou o Bronze com 39,60m, também estabelecendo melhor marca da carreira.

Alessandro fecha assim a sua terceira participação em Jogos Paralímpicos. O taubateano havia ficado com a quinta colocação no Arremesso de Peso F11, na última segunda-feira (2).

Na carreira como paratleta, Alessandro foi Ouro no Disco na edição Rio 2016. Em Tóquio 2021, foi Bicampeão Paralímpico no Disco e conquistou a inédita Prata no Arremesso de Peso.

MARATONA


No domingo (8), último dia das Paralimpíadas, Edneusa Santos (foto) fechará a participação dos taubateanos em Paris. Ela disputará a Maratona Feminina T12, às 03h30 (horário de Brasília), fechando a participação dos atletas do Programa Esporte Para Todos nos Jogos Paralímpicos.

A atleta, de 47 anos, vai para sua segunda experiência em Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2021, Edneusa conquistou a 4ª colocação na Maratona.

ESPORTE PARA TODOS

O Programa Esporte Para Todos congrega toda a prática esportiva destinada às pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Ciclismo e Badminton.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais