Política

Um pé em cada canoa: as movimentações políticas de Mariah Ortiz nas eleições 2024

Ex-primeira-dama e pré-candidata a vereadora em Taubaté pelo PL participa de reunião ao lado do “adversário político” Ortiz Júnior

Rodrigo Bustamante | Data: 12/06/2024 13:16

Em meio ao período que antecede as convenções partidárias que devem definir os candidatos e a formação de alianças para as eleições de outubro, é comum ver a movimentação de diversos agentes políticos na costura de possíveis acordos e na tentativa de viabilizar seu nome como candidato por uma legenda.

Dentro deste contexto, entretanto, uma dessas movimentações chama a atenção em Taubaté: a da ex-primeira-dama Mariah Ortiz. 

Embora seja natural o surgimento do seu nome como um possível quadro para a disputa de uma cadeira no legislativo taubateano, desperta curiosidade as opções buscadas por Mariah, ligada a um grupo político e formalmente filiada a outro. 


De partido em partido

Atualmente, a ex-primeira-dama é pré-candidata a vereadora pelo Partido Liberal, PL, que deve concorrer a cadeira mais importante do Palácio do Bom Conselho, tendo a presidente do diretório municipal, Márcia Eliza, como pré-candidato ao cargo.

O envolvimento de Mariah com o PL é tamanho que ela participou do evento de inauguração do comitê de campanha do partido na última sexta-feira, 7, que reuniu nomes como o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

Mas antes da história com o partido de maior número de deputados federais atualmente, Mariah procurou membros do Partido Socialista Brasileiro, PSB. A filiação chegou a acontecer, mas as vésperas do fim da janela partidária, Mariah decidiu por deixar o partido de centro-esquerda. A informação foi confirmada por pessoas ligadas ao PSB a esta reportagem.


Reunião com adversário

Na segunda-feira, 10, o ex-prefeito e pré-candidato ao Executivo Ortiz Júnior, Republicanos, publicou um vídeo em seu perfil no Instagram onde a ex-primeira-dama aparece ao seu lado em uma reunião política no bairro do Paiol. 


Em qualquer outro momento político, o vídeo não chamaria a atenção, mas despertou curiosidade pelo fato de o PL, que atualmente abriga Mariah, ter deixado claro que não deverá apoiar uma candidatura de Júnior para um terceiro mandato e tem no homem que comandou a cidade de 2013 a 2020 um adversário. 

Até mesmo Valdemar Costa Neto, conhecido por seu pragmatismo político, fez declarações públicas no lançamento da pré-candidatura de Márcia, lembrando que o ex-prefeito sequer havia conseguido “se eleger deputado estadual” e “está sozinho.”


Pré-candidatura em avaliação

Após a troca de partidos e a participação na reunião com o ex-prefeito, uma candidatura de Mariah para a Câmara de Taubaté pelo PL parece ter subido no telhado.

Conversamos com a presidente municipal do PL e pré-candidata a prefeitura para tentar entender melhor o que estaria acontecendo. 

Márcia confirmou que, no momento, não há qualquer possibilidade de união entre o seu grupo e o do ex-prefeito Ortiz Júnior. 

Ela disse que conversou com a ex-primeira-dama quando ela procurou o PL para se filiar, pleiteando a possibilidade de participar das eleições pelo partido. De acordo com Márcia, ela questionou Mariah acerca da relação dela com Júnior. 

“Eu falei “olha, eu não quero que use a campanha como demanda entre vocês””, disse Márcia. 

Segundo a presidente do PL municipal e pré-candidata, Mariah teria dito que estava afastada do ex-prefeito. Após o acolhimento na sigla, contudo, Ortiz Júnior teria procurado a ex-primeira-dama, oferecendo ajuda. 

“Eu falei “Mariah, ele representa um estilo de política implantada na cidade que a gente vai defender a mudança”. Ela falou que não teria problema nenhum e eu falei “a continuar isso, eu não vou poder te dar a vaga””, contou Márcia, que disse que apesar de Mariah estar demonstrando querer “trabalhar por um avanço para Taubaté, virando a página”, a candidatura para vereadora deverá ser avaliada ainda.

Esta reportagem entrou em contato com a ex-primeira-dama para tentar entender um pouco mais sobre o que está acontecendo. 

Mariah pediu para que as perguntas que gostaríamos de fazer fossem enviadas para que serem respondidas por escrito. As questões foram encaminhadas nesta terça-feira, 11, mas não foram respondidas até o momento da publicação desta matéria.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais