Projeto que libera rodeios em Taubaté é aprovado pela Câmara
Texto recebeu 11 votos favoráveis e 4 contrários
A Câmara de Taubaté aprovou, nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, em duas votações realizadas no mesmo dia, o projeto de lei que autoriza a realização de rodeios com animais no município. De autoria do vereador Bilili de Angelis (PP), a proposta revoga a lei municipal de 2009 que proibia esse tipo de evento na cidade.
O projeto gerou polêmica e mobilizou apoiadores e opositores, que lotaram a galeria da Câmara. De um lado, defensores do rodeio com roupas típicas e cartazes; de outro, ativistas da causa animal contrários à medida.
Durante a discussão, o vereador Douglas Carbonne (Solidariedade) apresentou nove emendas ao texto, o que provocou uma interrupção de mais de uma hora na sessão para debate entre os parlamentares. Ao final, duas emendas redacionais foram aprovadas.
A proposta permite a realização de montarias em touros, cavalgadas, provas cronometradas e hipismo, com a exigência de presença de veterinário habilitado nos eventos e a proibição do uso de instrumentos que causem ferimentos nos animais. A vaquejada segue proibida.
A primeira votação ocorreu durante a sessão ordinária e, em seguida, a Câmara realizou uma sessão extraordinária para a segunda análise do texto, que também foi aprovado com os mesmos 11 votos favoráveis e 4 contrários.
Como votaram os vereadores:
Votos favoráveis (11):
Alberto Barreto (PRD)
Ariel Katz (PDT)
Bilili de Angelis (PP)
Boanerge dos Santos (União)
João Henrique Dentinho (PP)
Neneca Luiz Henrique (PDT)
Nicola Neto (NOVO)
Nunes Coelho (Republicanos)
Rodson Lima Bobi (PRD)
Vivi da Rádio (Republicanos)
Zelinda Pastora (PRD)
Votos contrários (4):
Douglas Carbonne (Solidariedade)
Isaac do Carmo (PT)
Professor Edson (PSD)
Talita (PSB)
Não votaram (3):
Moises Pirulito (PL)
Jessé Silva (Podemos)
Diego Fonseca (PL)
Presidência (não vota):
Richardson da Padaria (União)