Política

Polícia Militar em Ubatuba está sem cartões alimentação após 22 dias de Operação Verão

Atraso na entrega dos cartões alimentação gera dificuldades para os policiais que reforçam a segurança em Ubatuba durante a alta temporada, problema que se repete desde 2022

Da redação | Data: 07/01/2025 11:27

200 policiais militares foram destacados para Ubatuba como parte da Operação Verão, desde 16 de dezembro do ano passado, reforçando a segurança no litoral paulista durante a temporada de verão. A iniciativa, que faz parte de um convênio entre o Governo de São Paulo e as prefeituras, prevê que o estado cubra a remuneração e adicionais dos policiais, enquanto a alimentação e a estadia ficam a cargo dos municípios.

No entanto, passados mais de 20 dias desde o início da operação, os policiais em Ubatuba ainda não receberam os cartões alimentação, forçando-os a pagar pelas refeições com recursos próprios. Com a alta temporada, os custos com alimentação aumentam, agravando a situação financeira dos agentes. Enquanto isso, em outras cidades que também participam da Operação Verão, o benefício foi entregue normalmente, de acordo com os policiais.

Esse problema não é inédito. Em 2022, relatos similares surgiram em Ubatuba, com um depoimento publicado no perfil do Instagram "Pracinha Cansado", onde um policial expressou as dificuldades enfrentadas pela falta de recarga nos cartões, obrigando os agentes a arcarem com suas refeições. 

Foto: Reprodução portal LN21

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que a alimentação dos policiais é uma contrapartida municipal e que está em diálogo com a prefeitura de Ubatuba para resolver a questão. A secretaria aguarda a conclusão do processo de licitação municipal para regularizar o fornecimento dos cartões alimentação.

Por sua vez, a Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Administração, informou que já cobrou a empresa responsável pelos cartões. Segundo a prefeitura, ficou acertado que cada policial militar receberá o valor retroativo, além do valor integral, até o dia 7 de fevereiro. A empresa já está com o nome de todos os policiais para a confecção dos cartões, que estão em fase de produção. A expectativa é que, em breve, os policiais recebam os valores devidos.

Veja a nota da SSP

"A Secretaria de Administração da Prefeitura já cobrou da empresa responsável pelos cartões e foi acertado que cada policial militar vai receber o seu soldo retroativo, além do valor integral até o dia 7 de fevereiro.  

A empresa já está com o nome de todos os policiais militares para a confecção dos respectivos cartões, que são individuais.

Nesta manhã, a empresa informou que os cartões dos PMs já estão em fabricação para que, em breve, já sejam ressarcidos os prêmios da Operação Verão".

Veja a nota da prefeitura de Ubatuba

"A alimentação das forças de segurança que atuam na Operação Verão em Ubatuba é uma contrapartida municipal do projeto. A Secretaria de Segurança Pública está em diálogo com a prefeitura e aguarda a conclusão da licitação municipal para a regularização da situação".

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais