Política

Ministério Público pede impugnação de João Ribeiro, vice de Herivelto Vela

MP alega inelegibilidade e cita o caso Verdurama

Da redação | Data: 19/08/2024 20:48

Na sexta-feira, dia 16, O Ministério Público Eleitoral apresentou ação de impugnação ao pedido de registro de candidatura de João Antônio Salgado Ribeiro, ex-prefeito de Pindamonhangaba e atual candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Herivelto Vela (PT).  

Alega a promotoria que João Ribeiro está inelegível por causa de contas relativas ao exercício financeiro de quando ele era prefeito de Pindamonhangaba, apontando um total de 8 contas com parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado de SP (TCE).

“Registre-se que a desaprovação das contas decorre de irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa, em razão da intenção contrária aos princípios da administração pública, bem como por violação à probidade administrativa”, afirmou o MP.

Além disso, João Ribeiro possui condenação em débito nos autos da tomada de contas especial referente ao processo envolvendo a Verdurama Comércio Atacadista de Alimentos Ltda, empresa diretamente ligada ao escândalo da merenda escolar, cuja acusação do Ministério Público Federal envolveu superfaturamento e suposto pagamento de propina a agentes políticos.

O candidato Herivelto Vela disse a reportagem que ainda não foram infirmados para apresentar defesa. "Assim que a Justiça Eleitoral nos intimar vamos apresentar a defesa. Temos a tranquilidade que o João é Ficha Limpa e, se necessário, vamos comprovar isso judicialmente. Nenhum processo que ele respondeu preenche todos os requisitos para a inelegibilidade, pois nunca houve enriquecimento ilícito da parte dele, por exemplo". 

A equipe do portal T7 News também entrou em contato com João Ribeiro pelo e-mail que costa no site do TSE, Divulga Cand, mas até o momento também não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para a manifestação de João RIbeiro. 

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais