Economia

Metalúrgicos da GM voltam ao trabalho em SJC depois de montadora reverter demissões

Além do cancelamento dos cortes, trabalhadores garantiram o recebimento dos dias parados

Da redação | Data: 09/11/2023 10:58

Trabalhadores da General Motors - GM - de São José dos Campos voltaram ao trabalho nesta quarta-feira, 8, após 17 dias de paralisação.

A suspensão da greve dos metalúrgicos acontece depois da GM cancelar as 839 demissões realizadas no mês de outubro. 

Receba as principais notícias da região e do Brasil direto no seu celular, faça parte do nosso grupo de Whatsapp. Clique aqui

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - SindmetalSJC, além de reverter os cortes, a montadora se comprometeu a não descontar os dias em que a produção permaneceu parada.


Relembre o caso

Funcionários da montadora receberam entre os dias 20 e 21 de outubro, através de mensagens de email e telegramas, o aviso de que seriam demitidos. 

O SindmetalSJC realizou uma assembléia com os trabalhadores no dia 22 de outubro, onde foi aprovada uma greve para reverter os cortes anunciados pela multinacional.

No dia 31 de outubro, a Justiça determinou o cancelamento das demissões e a reintegração ao trabalho dos 839 metalúrgicos da planta joseense.

Ao todo, a GM demitiria 1.245 funcionários em suas plantas paulistas. Além dos 839 da unidade de São José dos Campos, 300 trabalhadores seriam dispensados em São Caetano e 105 em Mogi das Cruzes.  


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais