Política

"Um país que tem uma Embraer, uma São José dos Campos, não pode pensar pequeno" disse o Presidente Lula em visita ao Vale

Presidente participou de eventos do ITA e reuniões com presidentes da Azul e Embraer

Da redação | Data: 26/04/2024 16:36

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou sua primeira visita à região do Vale do Paraíba durante seu terceiro mandato, na tarde desta sexta-feira, 26. Sua passagem pela região concentrou-se em São José dos Campos, onde cumpriu agenda no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com executivos da Embraer e da Azul.

Acompanhado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, e por uma comitiva que incluía o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outros assessores, o político destacou a relevância da região e suas instituições durante sua visita.

O presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), enfatizou a importância da Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, e do município como exemplos do "Brasil que pensa grande". Lula ainda fez menção ao marechal do ar Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), criador do ITA e do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), como um exemplo inspirador.

"A Embraer sempre foi motivo de orgulho para o Brasil. Esse país não vai dar certo se não tivermos coragem. Um país que tem uma Embraer, São José dos Campos, não pode pensar pequeno. Esse momento do Brasil é histórico, não só porque virei capitão e comandante", afirmou Lula.

No ITA, o presidente visitou o Laboratório de Preparação e Integração e assistiu a uma apresentação do projeto do motor turbojato TR-5000, uma turbina a jato 100% nacional. Ele foi recebido pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, e outras autoridades. Durante o evento, também inaugurou o bloco 1 do alojamento estudantil H8, com capacidade para 80 estudantes, como parte do projeto de expansão do ITA.

Na segunda parte de sua visita a São José, o presidente Lula foi à sede da Embraer. Durante a visita, batizou uma aeronave que foi entregue para a Azul. Na cerimônia, a Azul anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para adquirir 13 aviões E195-E2. Já a Embraer informou que realizará um investimento de R$ 2 bilhões em suas unidades no Brasil, gerando 900 novos empregos.

Lula reforçou sua convicção ao declarar que "um país que tem uma Embraer, uma São José dos Campos, não pode pensar pequeno".

Os passos do presidente

Lula chegou à maior cidade da Região Metropolitana do Vale do Paraíba no início da tarde vindo de Belo Horizonte.


O primeiro compromisso em solo joseense foi na inauguração do prédio de alojamento para estudantes do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA. (Veja a foto abaixo)


Na ocasião também foi feito o lançamento do turboreator TR 5000, nas instalações do DCTA. (Veja as fotos abaixo)


Na sequência, Lula tinha encontro marcado com o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto. O político também teve uma reunião com o diretor-presidente da Azul, John Rodgerson.  

Lula participou ainda da cerimônia de entrega de uma aeronave da Embraer à Azul.(Veja as fotos abaixo)


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais