Histórico: Taubaté vence São José e vai às semifinais da Série A2
Burro da Central está a 2 jogos da Série A1 e vai enfrentar o Primavera. Primeiro jogo será no Joaquinzão
O Taubaté precisava de uma vitória como a da noite desta quarta-feira (19) contra o arqui rival que garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista da Série A2.
O Taubaté ganhou do São José por 1 a 0 e vai enfrentar o Primavera na próxima fase. O primeiro jogo será em Taubaté e o segundo em Indaiatuba e a FPF vai definir datas e horários nesta quinta-feira (20) à tarde.
A outra semi será entre Capivariano e Ituano. Em caso de dois empates ou de uma vitória para cada lado, pela mesma diferença de gols, a decisão da vaga irá para os pênaltis. Os finalistas garantem o acesso ao Paulistão 2026
Foi uma noite histórica no Joaquinzão, com estádio lotado com mais de 8 mil pessoas e ainda repetiu o que fez em 1979, quando derrotou a Águia, embora fosse o quadrangular final que também deu o título ao Taubaté.
PRIMEIRO TEMPO
O São José começou em cima e tentou a primeira chegada logo com um minuto de jogo, mas a zaga do Taubaté afastou o perigo e o lance não chegou a ser concluído na tentativa de finalização de Wescley. No lance seguinte, o Burrão respondeu com Claudinho.
Aos 7min, em novo cruzamento de Ailton Santos, Ariel falhou e soltou nos pés de Guthierres (foto), que mandou livre para o gol fazendo 1 a 0.
"Agradecer primeiro a Deus por tudo, pelo gol. Esse gol saiu em um bom momento, na hora certa. Ver a casa cheia, com mais de oito mil torcedores foi lindo demais e agora é pensar no Primavera. Eles se classificaram em 1º lugar, possuem um bom time, mas nós também queremos muito esse acesso e tenho certeza que serão dois grandes jogos”, finalizou o atacante, artilheiro do Taubaté com quatro gols neste Paulistão Série A2.
Na saída de bola, o São José foi ao ataque com Vinícius Tanque, que bateu cruzado, à esquerda, com muito perigo.
Assim, o jogo ficou aberto e o Taubaté seguiu também animado, criando chances e indo para cima, em busca do segundo gol.
A pressão joseense cresceu e, aos 24min, Thiago Rubim foi derrubado na área pelo goleiro Douglas Baldini. O próprio Thiago Rubim foi para a cobrança e Baldini (foto) foi no canto direito para fazer a defesa e incendiar a torcida do Burrão.
"Muito feliz por defender o pênalti. Tinha estudado muito as batidas dos jogadores do São José. Sentimento único de classificação, o grupo mereceu, é um elenco diferenciado. O São José é uma boa equipe, nos deu bastante dificuldades, mas conseguimos segurar a vantagem até o final”, destacou Douglas Baldini.
Mas, ninguém mais conseguiu mexer no placar, apesar da Águia ter criado uma grande chance nos acréscimos.
SEGUNDO TEMPO
O São José voltou mais forte para a etapa final e, aos 2 minutos, quase empatou com Vinícius Tanque, que recebeu cruzamento da direita e desviou de cabeça para defesa espetacular de Douglas Baldini.
Nos contra-ataques, o Taubaté se mostrava forte. Num desses lances Gleisinho escapou pela direita, bateu cruzado e a bola passou bem perto do gol.
O jogo ficou eletrizante e a Águia, novamente com Vinícius Tanque, respondeu acertando a trave esquerda do goleiro, em chute de fora da área.
Depois, a Águia do Vale teve uma grande chance aos 22 minutos, quando Michael Paulista, que havia acabado de entrar, mandou uma bomba de fora da área e a bola passou à direita, com extremo perigo.
Outra grande chance veio aos 25 minutos, quando Felippe Borges recebeu o cruzamento da esquerda e cabeceou muito perto do gol.
No entanto, o Sao José se expôs muito e, aos 31 minutos, Thiaguinho, em rápido contra-ataque pela direita, recebeu livre, ajeitou e mandou por cima, raspando o travessão.
O São José teve a chance do empate aos 40 minutos, com Cristiano, que recebeu na área e, de cabeça, novamente consagrou o goleiro taubateano.
Final de jogo, com festa da torcida do Taubaté, Burro da Central 1 x 0 São José e vaga garantida nas semifinais.