Economia

GM deve suspender contratos de até 1,2 mil em SJC

Medida poderá ser adotada por até 10 meses, segundo o SindmetalSJC

Rodrigo Bustamante | Data: 14/06/2023 18:35

Cerca de 1.200 trabalhadores da GM de São José dos Campos podem ter seus contratos suspensos temporariamente segundo o Sindicato dos Metalúrgicos - SindmetalSJC.

A informação foi revelada nesta quarta-feira, 14, após reunião de representantes da empresa e dirigentes sindicais. 

De acordo com o presidente do SindmetalSJC, Weller Gonçalves, a idéia de suspender os contratos dos trabalhadores se deve a redução da procura por veículos.

“A GM alega que teve queda nas vendas do último período. Ainda não está 100% certo, foi em reunião hoje com o sindicato que ela informou que pretende suspender o contrato de trabalho de até 1.200 trabalhadores“, explica Gonçalves.

A princípio, a montadora deverá suspender um dos turnos da planta. A medida acontece depois da diminuição de 50% do total do que é produzido mensalmente na planta.

A proposta apresentada durante a reunião desta quarta-feira prevê uma suspensão inicial de cinco meses, com a possibilidade de prorrogação por mais cinco. Segundo o presidente do SindmetalSJC, os trabalhadores, que já se encontram em dayoff, serão ouvidos ao longo das tratativas. 

“É claro que qualquer processo de negociação a gente consulta os trabalhadores, o sindicato vai colocar também os seus limites. Se ela quer fazer a suspensão dos contratos, no caso o layoff, ela tem que garantir a estabilidade do emprego. A bandeira principal do sindicato vai ser a defesa dos postos de trabalho”, salientou Gonçalves.

Um novo encontro entre lideranças sindicais e representantes da empresa deve acontecer nesta próxima sexta-feira, 16. 

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais