Economia

GM suspenderá produção por 10 dias em São José dos Campos, revela sindicato

Medida atingirá 2,7 mil funcionários

Marcelo Caltabiano | Data: 01/06/2023 09:35

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, a General Motors anunciou uma suspensão de 10 dias em setores da produção da unidade de São José dos Campos.

A medida atingirá trabalhadores envolvidos na produção da picape S10. A expectativa é de que 2,7 mil funcionários ficarão em casa entre os dias 12 e 23 de junho.

A previsão de retorno da produção está prevista para o dia 26 de junho. 

De acordo com a entidade que representa os trabalhadores da indústria, a direção da GM explicou que a medida é necessária por conta da queda na produção do veículo. Durante a suspensão, a projeção é que 3 mil unidades do modelo deixem de ser produzidas.

A paralisação acontece menos de dois meses depois das férias coletivas implantadas na fábrica (entre 27 de março e 11 de abril). Na época, os metalúrgicos da GM entraram em estado de greve contra demissões que a montadora vinha realizando na fábrica, sob o argumento de “readequar a produção”. Desde então, não houve mais cortes.

“Se existe queda na produção, a GM tem de se reunir com o Sindicato e buscar alternativas que não atinjam os trabalhadores. Os metalúrgicos da fábrica estão mobilizados e irão à luta contra qualquer medida que leve a perda de direitos ou empregos”, afirma o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais