Fusão entre PTB e Patriota cria o Partido Renovação Democrática (PRD)
Novo partido adota o número "25"
Por unanimidade, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram a criação do Partido Renovação Democrática (PRD), que é resultado da fusão entre o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Patriota.
Fundamenta no art. 29 da Lei dos Partidos Políticos, a fusão ocorreu como meio de “sobrevivência” dos partidos que deixaram de ter acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de TV e rádio nas eleições por causa da baixa votação dos candidatos em 2022.
Agora, com a fusão, os votos válidos dos candidatos do Patriota e do PTB são somados, o que garante ao PRD o acesso ao programa eleitoral gratuito no rádio e na TV para seus futuros candidatos nas eleições municipais de 2024.
O estatuto, o programa e o órgão de direção nacional do PRD foram aprovados em convenção nacional realizada no dia 26/10/2022. E o número do PRD será o 25.
Fundado pelo ex-presidente Getúlio Vargas em 1945, o PTB participou ativamente da política institucional do século XX no Brasil, sob a bandeira trabalhista, mas, nos últimos anos, passou a abrigar filiados identificados com o “bolsonarismo”, como o ex-deputado Roberto Jefferson que está preso preventivamente no processo que apura o crime de incitação à prática de crime e por tentar impedir ou restringir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício dos Poderes.
Com a fusão, Roberto Jefferson foi excluído de qualquer cargo de direção no PRD.