Esporte

Etapa de São Sebastião do QS6000 da WSL começa no dia 22 de abril em Maresias

Disputas reúnem estrelas do surfe, ações ambientais e atividades para o público até o dia 27

Da redação | Data: 16/04/2025 10:40

A Praia de Maresias, em São Sebastião, receberá, entre os dias 22 e 27 de abril, a 12ª edição do QS da WSL (World Surf League), competição válida pelo Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento é uma das principais portas de entrada para o circuito mundial e distribui 6 mil pontos para o ranking sul-americano, tanto no masculino quanto no feminino.

A etapa terá transmissão ao vivo pelo site worldsurfleague.com, no aplicativo oficial da WSL e nos canais da liga no YouTube. A proposta é aproximar os fãs da modalidade, ampliar o alcance do evento e oferecer uma experiência imersiva para quem acompanhar de casa.

A cidade de São Sebastião se consolida como a que mais vezes sediou etapas do QS no litoral paulista, ultrapassando Ubatuba (10 eventos) e Guarujá (8). Ao todo, será a 31ª vez que o estado de São Paulo recebe uma etapa da competição.

O evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Esportes e Turismo, além de patrocínio oficial do Banco do Brasil. A WSL promete que esta será a maior edição já realizada no estado, com competições técnicas, atrações para o público e diversas ações paralelas.

Entre os nomes que já venceram o QS em Maresias estão atletas que hoje integram a elite mundial, como Filipe Toledo (2014), Miguel Pupo (2015), Deivid Silva (2017), Yago Dora (2018) e Ian Gouveia (2023). No feminino, que teve início em 2023, Laura Raupp e Arena Rodriguez Vargas foram as campeãs das edições anteriores.

Atividades paralelas e ações sustentáveis

Além das disputas na água, a programação inclui atividades esportivas, como aulas de surfe, clínicas e campeonato de altinha, previsto para o sábado, 26. A Esquadrilha Ceu, formada por ex-pilotos da Força Aérea Brasileira, fará uma apresentação aérea no mesmo dia.

Haverá também apresentações musicais com DJ na terça e quarta, além de luaus na quinta e sexta. O projeto *Novas Ondas* promoverá a interação entre crianças da comunidade e atletas, enquanto o *Upcycling* reutilizará lonas do evento para fabricar itens de surfe que serão doados a projetos sociais.

Comprometida com a sustentabilidade, a organização também fará a gestão de resíduos com coleta seletiva, doação de mudas nativas e compensação de carbono por meio de créditos certificados.

Campeões do QS em São Sebastião

- 2024 – Sunny Pires (RJ) e Laura Raupp (SC)  

- 2023 – Ian Gouveia (PE) e Arena Rodriguez Vargas (PER)  

- 2018 – Yago Dora (SC)  

- 2017 – Deivid Silva (SP)  

- 2015 – Miguel Pupo (SP)  

- 2014 – Filipe Toledo (SP)  

- 2010 – Caetano Vargas (SC)  

- 2005 – Pedro Henrique (RJ)  

- 2000 – Crhistiano Spirro (BA)  

- 1999 – Peterson Rosa (PR)  

- 1993 – Renan Rocha (SP)


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais