Política

Eleições 2024: comunicação concentra maior parte das despesas de cinco das seis campanhas à prefeitura de Taubaté

Dados foram coletados no portal do Tribunal Superior Eleitoral

Rodrigo Bustamante | Data: 19/09/2024 14:39

Na era em que praticamente todos tem acesso à informação em abundância, a prioridade de cinco dos seis candidatos à prefeitura de Taubaté nas eleições de 2024 é com a comunicação. 

A afirmação acima é possível avaliando a concentração de despesas das campanhas eleitorais, com base nos dados coletados na plataforma de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – nesta quinta-feira, 19, onde os fornecedores de serviços de comunicação aparecem no topo da lista.

Cinco postulantes ao palácio do Bom Conselho separaram parte considerável das receitas para a campanha com serviços de marketing político, produção de conteúdos para rádio e TV, serviços de publicidade e comunicação impressa.

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Investindo pesado

A candidatura do ex-prefeito Ortiz Jr, do Republicanos, é a que mais gastou com serviços de comunicação até a presente data. 

Participando de sua quarta campanha para a prefeitura, Jr investiu R$ 600.000,00 em serviços de marketing político e produção de TV. 

O atual ocupante do palácio do Bom Conselho, José Saud, PP, aparece em segundo por desembolsar R$ 300.000,00 em serviços de publicidade para tentar a reeleição. 

A principal empresa que fornece serviços para a candidatura de Loreny Caetano, do Solidariedade, atua na área de publicidade e marketing político e tem contrato de R$ 200.000,00. 

Já a campanha do coronel Paulo Ribeiro, PT, investiu R$ 177.400,00 na produção de conteúdo para a tv e aparece na quarta colocação. 

O candidato Sérgio Victor, do Novo, optou pela comunicação impressa para chegar até o eleitor, desembolsando R$ 97.825,00.


Investimento menor

Embora chame a atenção pela qualidade, a candidatura de Márcia Eliza da Silva, PL, deixou em segundo plano o investimento em comunicação. 

Aparecendo como a segunda maior fonte de despesas na campanha da engenheira civil, os gastos com serviços de publicidade foram declarados em R$ 200.000,00, ficando atrás apenas dos serviços advocatícios, que receberão R$ 210.000,00.


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