Política

Câmara de Ubatuba aprova CPI da Merenda e Saúde

Caso já é investigado pela Policia Federal

Marcelo Caltabiano | Data: 07/03/2023 13:26

O jornalismo do T7 News acompanhou na última terça-feira, 07 a conturbada votação na Câmara de Vereadores de Ubatuba, no Litoral Norte paulista, a aceitação de um pedido de instauração de uma comissão investigativa para apurar denuncias de compras irregulares na saúde e na educação da cidade em desfavor da prefeita do município Flávia Pascoal, PL. Os parlamentares favoráveis a denuncia formaram maioria com 07 votos, contra 03 votos contra a comissão. A reportagem do T7News conversou com munícipes e vereadores sobre o caso Pascopan, nós conversamos também com a denunciante Jaqueline Tupinambá, advogada, que entrou com pedido de cassação de Prefeita de Ubatuba por compra de pães na padaria da família.

Os itens são fornecidos pela gestão pública, em escolas e na Santa Casa da cidade, de acordo com a Tupinambá. Jaqueline Tupinambá, aponta que a contração dos alimentos foi feita através de uma empresa terceirizada, Fernaine Comércio & Serviço e é da ordem de R$ 730 mil.

“Parece uma partida de futebol, nós ficamos torcendo para políticos que são um pouco mais idôneos participarem da votação, é muito difícil, porque você vê que tem um monte de interesse envolvido.” afirmou a advogada.

Com a população bem dividida os vereadores da base do governo na votação tentaram minimizar a denuncia dizendo que as denuncias eram meramente políticas e que os denunciantes apenas os fizeram por interesses eleitoreiros. O presidente da Câmara Eugênio Zwibelberg em seu discurso afirmou reprovar a fala de vereadores que as denuncias eram apenas por interesses políticos. O presidente da casa legislativa e o relator da comissão processante afirmou em seu discurso sob aplausos de parte da galeria.

“O que está sendo dito aqui agora, é que aqui tem pessoas que tem pretensão políticas ou que são figuras carimbadas, eu discordo veementemente, e porque eu discordo veementemente? Por que vocês são a população de Ubatuba, simples assim. Não importa se alguém que está sentado aqui tem pretensão política, ou não tem.”

Sobre o objeto da discussão o Presidente da Câmara afirmou em seu discurso - “Nós não podemos nos acovardar, nós não podemos nos furtar da responsabilidade de tocar em frente uma denuncia como essa porque são fatos graves. Graves! Merenda escolar, grave! Não podemos nos acovardar. É a merenda dos nossos filhos, das nossas crianças que estão na escola.

Não é só a questão do pão. O pão está em evidencia porque existe uma rotulação do pão, mas existe o processo aqui aberto para apuração do procedimento licitatório como um todo. Existem outras coisas além do pão.”

A comissão foi formada por três vereadores, Vereador Junior “JR”, presidente da Comissão, Vereador Eugênio Zwibelberg, relator, e Rogério Frediani.

O presidente da comissão vereador Junior conversou com a T7 e disse: “Eu acredito sinceramente que ela veio em uma boa hora. Fico muito feliz quando uma denuncia é acatada por 07 vereadores, que é a maioria, e acontece a abertura do procedimento e eu acho que tem que se investigar. Existem denuncias extremamente graves, a gente tem que apurar tudo realmente. Se realmente for comprovado essas irregularidades solicitar a cassação do mandato da prefeita.”

Agora a comissão processante irá fazer diligencia para angariar documentos que comprovem ou não os atos ilícitos, assim como ouvir testemunhas, explicou o relator da comissão processante.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais