Economia

Trabalhadores da Novelis fazem protesto contra falta de efetivo

Houve paralisação de uma hora nessa quinta (21)

Escrito por MEON - Via Consórcio de Mídias | Data: 21/03/2024 14:40

Os funcionários da fábrica Novelis, localizada em Pindamonhangaba, realizaram uma paralisação de uma hora nesta quinta-feira (21), em protesto contra a escassez de pessoal na unidade. O protesto teve uma adesão total dos trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos, a falta de trabalhadores em relação à crescente demanda de produção está criando condições inseguras para os funcionários.

O sindicato relatou que áreas como o acabamento da Laminação a Frio, que deveriam operar normalmente com seis funcionários, estão funcionando com apenas dois, enquanto o mínimo para garantir a segurança seria com três operadores.

A situação é agravada pelo fato de a fábrica não ter mais funcionários disponíveis para cobrir férias e licenças.

Segundo o presidente do sindicato, André Oliveira, os trabalhadores também estão enfrentando assédio moral e excesso de jornada, principalmente nos setores de transporte, refusão e reciclagem.

"Essas são situações graves em vários setores. Este é um problema recorrente. Já pedimos à fábrica que abordasse essa questão diversas vezes e estamos realizando essa paralisação devido ao aumento do risco de acidentes causado pela sobrecarga de trabalho e pela pressão excessiva por produção. Trata-se de uma questão de segurança", afirmou André.

A Novelis é uma empresa do setor de alumínio, com foco no mercado de latas, e emprega 1.500 trabalhadores em Pindamonhangaba.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais