Sincovat estima injeção de R$ 2,38 bilhões na economia da região com 13º salário
Reposição da inflação e diminuição do desemprego aumentam expectativas
Com a chegada de novembro, muitos trabalhadores tem acesso a primeira parcela do 13º salário, que pode movimentar R$ 2,38 bilhões na economia da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
O montante é estimado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região – Sincovat – com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS – e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED.
Caso seja confirmado, o valor representa um aumento de 9,4% com relação a 2023, motivado pela recomposição da inflação nos salários e o crescimento dos trabalhadores com carteira assinada neste ano.
O comércio é quem deve ser mais beneficiado com o incremento na economia regional com o pagamento do 13º salário, explica o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomércioSP, Dan Guinsburg.
“Mesmo que o dinheiro não vá diretamente para o consumo e seja utilizado para quitar dívidas, por exemplo, o comércio acaba sendo beneficiado pela folga que esse recurso traz para o orçamento doméstico”, avalia Guinsburg.
A primeira parcela do 13º salário deverá ser paga no dia 29, já que o último dia do mês, 30, cairá num sábado.