Economia

Revap fecha 2024 com recorde na produção de combustível de aviões em São José dos Campos

Refinaria atingiu marco positivo em produção de combustível

Caio Calheiros | Data: 24/01/2025 11:08

A Refinaria Henrique Lage (Revap), que tem sede em São José dos Campos, anunciou nesta semana que fechou 2024 com recorde histórico na produção de querosene de aviação. Foram 2,164 milhões de metros cúbicos de QAV, o maior volume desde 1980, quando a refinaria entrou em operação. QAV é conhecido como querosene de aviação, combustível que abastece aviões e helicópteros com turba a jato, turboélices ou turbo-fans. O principal uso do componente é para o transporte aéreo comercial. 

A refinaria é responsável por cerca de 75% do querosene de aviões consumido no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Há um duto que leva o combustível direto de São José para o aeroporto. 

Segundo a Petrobras, o aumento na produção é reflexo de investimentos e também da demanda do mercado. Exemplo disso é que no ano passado, quando a Revap bateu recorde de produção de combustível, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, maior complexo aeroportuário do Brasil, alcançou um novo recorde de passageiros transportados, totalizando 43,6 milhões de viajantes.

Além do recorde na produção de querosene de aviação, a Revap também atingiu crescimento na produção de asfalto.

Segundo a Petrobras, entre janeiro e dezembro do ano passado, a unidade produziu 387,5 mil toneladas de asfalto, representando um aumento de 26% em relação ao mesmo período de 2023, o melhor resultado da década.

Por meio de nota, a Petrobras informou que a gestão está aprimorando o parque de refino, investindo em modernização e aumentando a capacidade de produção. Destacou também que os recordes são frutos de investimentos e da demanda do mercado.

“A Revap investe continuamente em aumentar a confiabilidade de sua produção, através da elaboração de planos robustos e utilização de ferramentas avançadas. O aumento da produção vem ao encontro do aumento da demanda do mercado, tanto de QAV quanto de asfalto”, disse a empresa em nota.

Foto: Ehder de Souza / Petrobras

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais