Economia

Layoff da GM começa a partir desta segunda-feira, 3

Montadora pode suspender contratos de até 1.200 trabalhadores

Rodrigo Bustamante | Data: 03/07/2023 18:01

Nesta segunda-feira, 3, teve inicio o layoff da GM na planta de São José dos Campos. 

A medida, proposta pela montadora e aceita pelos trabalhadores, pode suspender o contrato de trabalho de 1.200 metalúrgicos.

A expectativa é de que o período de suspensão dos contratos seja de até 10 meses. A montadora alegou que a medida se dá em conta da queda nas vendas de veículos. Todos os setores da fábrica serão afetados e o segundo turno será paralisado. 

Segundo nota publicada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos - Sindmetal-SJC -, a montadora se comprometeu em manter a estabilidade do emprego aos trabalhadores - aqueles que irão ou não aderir - durante a vigência do layoff.

Foram garantidos aos funcionários o pagamento do salário líquido, 8% a mais como compensação pelo FGTS que não será pago em virtude da suspensão dos contratos, e não será descontado o Imposto de Renda. 

Os operários receberão ainda o 13º salário completo para todos, assim como Participação nos Lucros e Resultados - PLR - e reajuste salarial na data-base da categoria - 1º de setembro. Eles ainda terão direito a vale-alimentação e o plano de saúde mantidos. Será assegurado também o período de férias dos metalúrgicos. 

A planta da GM em São José dos Campos conta atualmente com 3.958 trabalhadores e produz os modelos S10 e Trailblazer.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais