Economia

Funcionários da GM decidem hoje se cruzam os braços em greve

Sindicato afirma que proposta de reajusta de 1,85% nos salários é injusta e trabalhadores vão parar se empresa não melhorar

Da redação | Data: 16/09/2024 08:58

Funcionários da GM São José dos Campos decidem se entram em greve nesta segunda-feira (16), em assembleias com os dois turnos da montadora que irão acontecer durante o dia. 

Os trabalhadores estão em estado de greve. 

Inicialmente, eles rejeitaram, na semana passada, proposta de reajuste salarial. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, o reajuste proposto ficou abaixo da inflação. A proposta ainda retira direitos dos trabalhadores segundo a entidade. 

Na última rodada de negociação com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, ocorrida na terça-feira (10), a empresa propôs o reajuste salarial de apenas 1,85%, equivalente a 50% do INPC dos últimos 12 meses (3,71%). Além disso, a montadora quer congelar o piso salarial da fábrica. O Sindicato não informou se a montadora apresentou nova proposta nos últimos dias.

“Ao apresentar essa proposta extremamente rebaixada, a GM desrespeita os trabalhadores. Os metalúrgicos da fábrica têm histórico de luta e organização. Não iremos engolir essa afronta”, afirma o presidente em exercício do Sindicato, Valmir Mariano, na semana passada.

A planta da GM em São José dos Campos possui cerca de 3.250 trabalhadores e produz os modelos S10 e Trailblazer.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais