Economia

Eve Air Mobility fecha acordo para entregar até 50 carros voadores para empresa japonesa

Além da encomenda dos carros voadores, a AirX também adquiriu serviços de tecnologia da Embraer

Da redação | Data: 17/04/2024 11:10

A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana subsidiária da Embraer, anunciou nesta quarta-feira, 17, a assinatura de uma carta de intenção para fornecer até 50 carros voadores para a AirX, principal empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros do Japão.

Segundo informações da Embraer, a carta de intenção assinada prevê 10 pedidos firmes dos veículos elétricos de pouso e decolagem vertical (eVTOLs), com opção de compra de outras 40 aeronaves. O valor do acordo não foi divulgado.

Além da encomenda dos carros voadores, a AirX também adquiriu serviços de tecnologia da Embraer na área de gerenciamento de tráfego aéreo. A empresa japonesa, considerada pioneira em mobilidade aérea avançada no país, anunciou ainda o lançamento do primeiro campo de testes de eVTOL em Tóquio.

A região Ásia-Pacífico tem se mostrado um mercado crucial para a Embraer, que já está trabalhando com operadores na Austrália, Índia e Coreia do Sul, além do Japão.

Os carros voadores, conhecidos como EVE-100, serão produzidos em Taubaté (SP) e têm como objetivo principal tornar os voos urbanos mais acessíveis à população. Com um alcance máximo de 100 quilômetros, essas aeronaves têm o potencial de reduzir viagens intraurbanas de uma hora para apenas 15 minutos, atendendo a 99% dos trajetos interurbanos.

Comparados aos helicópteros, os eVTOLs prometem custos operacionais e de manutenção menores, além de uma redução significativa na emissão de ruído e, por serem veículos elétricos, zero emissão de CO2.

A expectativa é que os carros voadores sejam operados inicialmente em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Francisco, nos Estados Unidos. Além disso, há planos para implementação em outros locais, como Noruega, Austrália, Quênia, Dubai e Reino Unido.

Embora o preço exato das viagens ainda não tenha sido divulgado, a empresa prevê que será mais próximo ao custo de uma viagem de carro por aplicativo do que de um voo de helicóptero, buscando democratizar o acesso aos voos urbanos.

Com capacidade para quatro passageiros além do piloto, os eVTOLs serão integrados aos aplicativos de compartilhamento, permitindo que as pessoas comprem assentos em trajetos oferecidos pelos operadores.

Até o momento, a demanda por esses veículos tem sido diversificada, com cartas de intenção para até 2.850 eVTOLs, o que representa um valor superior a US$ 8 bilhões, direcionados para operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados. No Brasil, a Avantto, Helisul, FlyBIS, Flapper e Voar estão entre os clientes que adquiriram essas aeronaves.


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