Economia

Depois de protestos, funcionários da Gerdau conseguem o fim da jornada 6x1

Assembleia foi realizada nesta quinta e Sindicato dos Metalurgicos diz que empresa vai pagar reajuste de 5 nos salários

Da redação | Data: 13/09/2024 06:50

Funcionários da fábrica da Gerdau, em Pindamonhangaba, aprovaram, em assembleia, o fim da jornada 6×1. Uma semana atrás os trabalhadores fizeram um protesto cobrando a medida.

Segundo o sindicato dos Metalúrgicos da cidade, a proposta ainda tem o reajuste de 5% nos salários, que contempla o índice da inflação mais 1,24% de aumento real, aplicado integral na próxima folha de pagamento.

O acordo estabelece a migração de todos os funcionários que hoje estão na escala 6×1 para outras jornadas a partir de janeiro e proíbe que empresa volte a utilizar essa escala. Todos os direitos também foram mantidos.

O sindicato afirma que a escala 6×1, na qual o funcionário trabalha seis dias e folga um, é motivo de reclamações há quatro anos. Atualmente, cerca de 40% do efetivo trabalha neste formato.

A empresa terá até dezembro para realizar transição, conforme a particularidade de cada setor, para outras jornadas como as escalas 6×2, 5×2 e outras opções de folgas alternadas.

A Gerdau de Pinda atua no ramo do aço com foco no setor automotivo e emprega hoje cerca de 2.500 funcionários.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais