Comerciantes fazem promoções para o dia dos pais
Pesquisa mostra que lojistas estão atrás de promoções para atrair clientes para primeira data do segundo semestre
Pesquisa realizada pela SumUp –empresa de maquininhas de cartão– mostra que mais da metade dos empreendedores (52%) planeja realizar promoções ou ações especiais para impulsionar as vendas no Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto.
Para a data, 81% dos empreendedores de cosméticos e produtos de higiene pessoal disseram apostar em ações promocionais. Já no segmento de roupas e acessórios, 69% sinalizaram a intenção de investir em promoções.
Promoções, descontos e cupons são as principais apostas dos empreendedores.
A pesquisa mostrou que o principal motivo para os empreendedores não fazerem promoções é a falta de capital para investir em ações promocionais.
Segundo o levantamento, 51% dos empresários estão otimistas com a data. Desse total, 59% atribuem a expectativa ao fato de datas comemorativas no geral serem boas para os negócios. O setor de cosméticos e os focados em serviços de beleza e estética são os que mais esperam ter boas vendas no Dia dos Pais, com índices de otimismo em 75% e 61%, respectivamente.
REGIÃO
Aqui no Vale do Paraíba, lojistas estão otimistas para o Dia dos Pais deste ano, esperando um aumento de 6% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Projeções do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat), mostram que o faturamento pode alcançar R$ 5,36 bilhões, o maior registrado para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008.
O presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, atribui as expectativas otimistas ao desempenho recente do varejo na região, que registrou um crescimento de 7,7% nas vendas nos primeiros quatro meses deste ano, um recorde histórico. O mercado de trabalho também contribui para essa expectativa positiva, com a geração contínua de vagas com carteira assinada, aumentando o número de consumidores e facilitando o acesso ao crédito. Além disso, a queda da inadimplência nos últimos meses tem melhorado a confiança dos consumidores.
PRESENTES
Os itens mais procurados para presentear os pais são camisas, sapatos, perfumes, itens esportivos e ferramentas, com um tíquete médio estimado em R$ 170. A boa notícia para os consumidores é que muitos desses itens estão mais baratos ou tiveram aumento de preço abaixo da inflação geral de 4,18%.
Filhos que optarem por levar seus pais para almoçar fora ou para atividades de lazer também enfrentarão preços mais altos. O custo da refeição fora de casa subiu 3,99%, enquanto cinema, teatro ou concertos aumentaram 6,79%.
O Sincovat aponta que cinco setores devem ser mais impactados pelas compras do Dia dos Pais: perfumarias, lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos, lojas de vestuário, tecidos e calçados, materiais de construção (devido à venda de ferramentas) e supermercados.