Economia

Comerciantes fazem promoções para o dia dos pais

Pesquisa mostra que lojistas estão atrás de promoções para atrair clientes para primeira data do segundo semestre

Da redação | Data: 05/08/2024 10:01

Pesquisa realizada pela SumUp –empresa de maquininhas de cartão– mostra que mais da metade dos empreendedores (52%) planeja realizar promoções ou ações especiais para impulsionar as vendas no Dia dos Pais, celebrado em 11 de agosto. 

Para a data, 81% dos empreendedores de cosméticos e produtos de higiene pessoal disseram apostar em ações promocionais. Já no segmento de roupas e acessórios, 69% sinalizaram a intenção de investir em promoções.

Promoções, descontos e cupons são as principais apostas dos empreendedores.

A pesquisa mostrou que o principal motivo para os empreendedores não fazerem promoções é a falta de capital para investir em ações promocionais.

Segundo o levantamento, 51% dos empresários estão otimistas com a data. Desse total, 59% atribuem a expectativa ao fato de datas comemorativas no geral serem boas para os negócios. O setor de cosméticos e os focados em serviços de beleza e estética são os que mais esperam ter boas vendas no Dia dos Pais, com índices de otimismo em 75% e 61%, respectivamente.

REGIÃO

Aqui no Vale do Paraíba, lojistas estão otimistas para o Dia dos Pais deste ano, esperando um aumento de 6% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Projeções do Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e Região (Sincovat), mostram que o faturamento pode alcançar R$ 5,36 bilhões, o maior registrado para um mês de agosto desde o início da série histórica em 2008.

O presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg, atribui as expectativas otimistas ao desempenho recente do varejo na região, que registrou um crescimento de 7,7% nas vendas nos primeiros quatro meses deste ano, um recorde histórico. O mercado de trabalho também contribui para essa expectativa positiva, com a geração contínua de vagas com carteira assinada, aumentando o número de consumidores e facilitando o acesso ao crédito. Além disso, a queda da inadimplência nos últimos meses tem melhorado a confiança dos consumidores.

PRESENTES

Os itens mais procurados para presentear os pais são camisas, sapatos, perfumes, itens esportivos e ferramentas, com um tíquete médio estimado em R$ 170. A boa notícia para os consumidores é que muitos desses itens estão mais baratos ou tiveram aumento de preço abaixo da inflação geral de 4,18%. 

Filhos que optarem por levar seus pais para almoçar fora ou para atividades de lazer também enfrentarão preços mais altos. O custo da refeição fora de casa subiu 3,99%, enquanto cinema, teatro ou concertos aumentaram 6,79%. 

O Sincovat aponta que cinco setores devem ser mais impactados pelas compras do Dia dos Pais: perfumarias, lojas de eletrodomésticos, eletrônicos e departamentos, lojas de vestuário, tecidos e calçados, materiais de construção (devido à venda de ferramentas) e supermercados.

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