Economia

Caged: Emprego volta a crescer no Vale do Paraíba no mês de junho

Maiores cidades da região, São José dos Campos e Taubaté tem resultados diferentes

Da redação | Data: 31/07/2024 07:49

A RM Vale fechou o mês de junho de 2024 com um saldo positivo na geração de empregos, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Os números foram divulgados nesta terça-feira (30) e a região registrou um saldo de 896 novos empregos, mostrando uma recuperação significativa em comparação com o saldo negativo de -195 registrado em maio.

São José dos Campos apresentou um saldo positivo de 352 novos postos de trabalho, seguida por Jacareí com 142 novos empregos. Jambeiro ficou em terceiro lugar com um saldo de 109 empregos. Lorena também teve um bom desempenho, com 97 novos empregos, seguida por Campos do Jordão, que registrou 94 novos postos de trabalho.

Por outro lado, 10 cidades terminaram o mês de junho com saldo negativo na geração de empregos. Taubaté e Guaratinguetá registraram os maiores déficits, ambos com -85 empregos. Taubaté aparece pelo segundo mês consecutivo com resultado negativo. Em maio a cidade fechou 559 postos de trabalho, segundo o Caged.

PRIMEIRO SEMESTRE

Já ao longo do primeiro semestre de 2024, a região do Vale do Paraíba acumulou um saldo positivo de 13.233 empregos e fevereiro foi o mês com maior saldo, chegando a 4.928 empregos, enquanto maio foi o único mês do ano a registrar um saldo negativo.

Nos seis primeiros meses do ano, São José dos Campos foi a cidade que mais gerou empregos na região, com saldo positivo de 5.745 empregos com carteira assinada. Taubaté, com 2.161 postos de trabalho, fechou o semestre em segundo lugar, com Jacareí em terceiro com 1.109.

Destaque no primeiro semestre para a cidade de Tremembé, que aparece na quarta posição na geração de empregos na RM Vale. O múnicípio apresentou saldo positivo de 706 novas carteiras assinadas.

BRASIL

O Brasil gerou 201.705 empregos formais em junho deste ano, informou nesta terça-feira (30) o Ministério do Trabalho e Emprego.Ao todo, segundo o governo federal, foram registradas em junho 2,07 milhões de contratações e  1,86 milhões de demissões.


O resultado representa crescimento de 29,6% em relação a junho do ano passado, quando foram criados cerca de 155,69 mil empregos com carteira assinada.

De acordo com o Ministério do Trabalho, 1,3 milhão empregos formais foram criados no país nos seis primeiros meses deste ano. O número representa alta de 26,2% na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram criadas 1,03 milhão de vagas com carteira assinada.

Esse foi o melhor resultado para os seis primeiros meses de um ano desde 2022 -- quando foram criadas 1,39 milhão de vagas formais de emprego.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais