Estresse nos mercados de ações
Os motivos que estão abalando as bolsas mundiais
A semana mal tinha começado e as Bolsas de Valores de vários países apresentaram quedas significativas. As maiores quedas foram nos mercados asiáticos, tendo destaque para a Bolsa de Valores do Japão, que registrou sua segunda maior queda na história.
Porém, hoje os mercados acionários mundiais estão em recuperando as perdas do dia anterior, e novamente o destaque fica com o índice Nikkei, que subiu com mesma intensidade que havia caído.
Esse recente estresse no mercado global ocorre devido a uma combinação de fatores, como por exemplo, uma possível recessão nos EUA, o que é justificado pelo aumento de desemprego, queda na geração de empregos, taxas de juros elevadas e outros dados econômicos desfavoráveis.
O clima de tensão no oriente Médio com constantes conflitos e ameaças acabam aumentando o risco global e a instabilidade nos mercados financeiros.
Recentemente o Japão aumentou sua taxa de juros, algo que não acontecia há muito tempo. Esse movimento surpreendeu o mercado e impulsionou essa maior volatilidade no mercado asiático.
Todos esses fatores fazem com que os investidores optem por transferirem seu capital para ativos mais seguros, diminuído a demanda pelos ativos de maior risco, como por exemplo, o mercado de ações.
Esse movimento, que se intensifica cada vez que os países, principalmente aqueles com grande relevância na economia mundial, divulgam dados abaixo das expectativas do mercado, aumenta cada vez mais a volatilidade e o estresse nas bolsas de valores mundiais.
As atenções seguem voltadas para as decisões que os bancos centrais e governos irão tomar para diminuir esse estresse econômico que segue há um bom tempo no mundo todo.