A Taxa Selic finalmente caiu!
Coluna de Economia
Você se lembra quando tinha sido a última vez que a taxa Selic tinha caído? Foi em agosto de 2020!
Era um cenário bem diferente, onde a taxa caiu de 2,25% ao ano, para seu patamar mais baixo da história, chegando em 2% ao ano. Três anos se passaram e, finalmente, a nossa taxa básica de juros voltou a cair, saindo de 13,75% ao ano para 13,25% ao ano.
Esta queda de 0,5 ponto percentual, aliás, surpreendeu o mercado financeiro, que espera uma redução mais leve, algo em torno de 0,25 ponto percentual.
A forte queda da inflação foi um ponto determinante para que o Banco Central iniciasse esse tão esperado ciclo de cortes na taxa Selic, conforme o próprio comunicado do Copom.
Lembrando que a taxa Selic é o principal instrumento utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação, pois sendo ela a taxa básica de juros de nossa economia, qualquer alteração nela, influencia o nível de todas as demais taxas de juros no mercado, sejam elas para referência de investimentos e financiamentos.
A expectativa dos analistas de mercado é que esse ciclo de corte esteja apenas no inicio e que ele irá continuar, gradativamente, ao longo dos próximos anos, o que, somado há uma inflação controlada, é um bom sinal para nossa economia.