Post

A correlação Dólar e Ibovespa

Como eles se relacionam e nos proporcionam ganhos

Felipe Gomes | Data: 19/07/2024 16:59

Quem acompanha o mercado financeiro, economia, investimentos, etc., tem ouvido muito sobre o dólar e o Ibovespa, nesses últimos dias. 

Isto porque, tanto o dólar quanto o Ibovespa, têm chamado a atenção dos investidores que buscam oportunidades para rentabilizar seu patrimônio.

Só para ter uma ideia, neste mês o Ibovespa, que é o principal índice do mercado de renda variável do Brasil e que representa o nosso mercado de ações, teve uma alta superior a 3%, enquanto isso o dólar, que é a principal moeda do mundo, teve uma queda superior a 2%. 

Porém, ao abrirmos um pouco mais essa janela, e analisar os dados desde o início deste ano até o momento, temos uma bela valorização do dólar contra uma queda no índice Ibovespa. 


Não pense que esses movimentos, de alta do dólar e queda do Ibovespa, ou alta do Ibovespa e queda do dólar, são apenas uma coincidência e que aconteceram apenas neste ano, não, isto tem se repetido ao longo dos anos.

É claro que não é uma regra, e que todo dia que o dólar subir o Ibovespa vai cair e vice-versa, claro que não, mas que eles apresentam uma correlação, e neste caso, negativa, ao longo do tempo, isto sim, e não temos como negar.


Esta correlação pode ser explicada pelo fato de que, quanto mais dólar entra no país, mais será a oferta da moeda americana em nosso país, e consequentemente mais barato ele fica por aqui. E como muitas vezes, essa entrada vem de investidores estrangeiros que se sentem atraídos a investir em nosso país, como no mercado de ações, por exemplo, se inicia um movimento de compra na bolsa de valores e, consequentemente, uma alta no índice Ibovespa. 

Por outro lado, quando o investidor estrangeiro, retira o dólar do nosso país pois não está mais disposto a investir por aqui, a quantidade da moeda americana em circulação por aqui diminui, aumentando seu preço, e o movimento de venda de ações, que iniciou com a retirada do investidor estrangeiro, faz cair o índice Ibovespa. 

É claro que este não é o único motivo e que, como já disse, isto não é uma regra, mas este movimento de correlação negativa entre o dólar e o Ibovespa tem se repetido ao longo dos anos, e, ao que tudo indica, vai continuar ocorrendo. 


Cientes disso, é possível capturar ganhos nos investimentos com estes movimentos?

A resposta é sim! 

Em um cenário ideal, sempre que o dólar começar o ciclo de alta, investimos nele, e quando iniciar seu ciclo de queda, investimos no Ibovespa. Mas esse cenário ideal, infelizmente não existe. É impossível uma pessoa acertar o timing de mudar sua alocação e fazer isso com constância ao longo do tempo. 

Então o melhor caminho é sempre ter uma carteira de investimentos diversificada que contenha essas duas classes de investimentos em seu portfólio, pois assim, você estará sempre alocado, tanto em dólar quanto em Ibovespa, e conforme os movimentos ocorrem, o ideal é ir ajustando a carteira, para assim ir capturando os ganhos ao longo do tempo. 

Isso é claro se o seu perfil de investidor, que contempla uma análise profissional para entender sua tolerância e sua capacidade de risco, conhecimento do mercado, disponibilidade de prazo, etc., permitir que você tenha esses investimentos em seu portfólio, pois vale lembrar que,  Ibovespa e dólar são voláteis e não são indicados para os investidores mais conservadores. 


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais