Economia

Startup Day reúne especialistas e empreendedores para debater inovação e aceleração de negócios em São José dos Campos

Evento promovido pelo Sebrae-SP apresentou programas de incentivo a startups e discutiu desafios do setor de tecnologia

Da redação | Data: 31/03/2025 11:04

O Sebrae-SP promoveu no último sábado, 22, no UpLab Senai São José dos Campos, localizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), o Startup Day. O evento reuniu especialistas e empreendedores para debater o avanço do setor de tecnologia e apresentar programas de incentivo e aceleração para startups.  

O Startup Day é uma iniciativa do Sebrae Startups e ocorre simultaneamente em diversas cidades do Brasil. No estado de São Paulo, a programação foi realizada em 65 municípios, com palestras e painéis voltados ao ecossistema de inovação.  

A abertura do evento foi conduzida por Janice Junqueira, consultora de negócios do Sebrae-SP, que destacou a importância de encontros como o Startup Day e os programas de suporte ao desenvolvimento de startups. “Muitos dos nossos programas e eventos estão com inscrições abertas, oferecendo excelentes oportunidades para quem atua com tecnologia e inovação. São portas que se abrem para iniciar ou acelerar um negócio”, afirmou.  

Durante a palestra “Os 3 diferenciais da startup com IA”, o professor Filipe Santos destacou a transformação gerada pela inteligência artificial e sua influência na criação de novos negócios. “A IA é uma das maiores revoluções da era digital, e a atualização constante é essencial para aproveitar seu potencial. Hoje, a tecnologia pode estar nas mãos de qualquer pessoa, independentemente da área de atuação”, disse.  

O evento contou ainda com o painel “Startup de impacto”, mediado pelo mentor Bruno Marinho, que reuniu especialistas como Filipe Santos, o advogado Matheus Henrique, especialista em LGPD, e Rafael Tiba, CEO da Zappts. O debate abordou temas como regularização de startups e gestão de negócios. “Regulação e letramento são desafios para a governança, alinhados com os sistemas de leis”, ressaltou Tiba.  

Outro destaque foi o painel “Mulheres na Tecnologia”, conduzido por Bárbara Rocha, coordenadora do programa Empreend’Elas, do PIT. Participaram da conversa Débora Alves, CEO do grupo Pliix; Natália D´Ávila, fundadora da MA.IA Solutions, e Gabriella Faria, CEO da Self Intelligence for Life. O debate trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por mulheres no setor e estratégias para se posicionar no mercado. “Na minha jornada, recebi o primeiro sim do PIT. A partir daí, começaram a vir os outros, mas não foi fácil. Passamos por muitos desafios, mas insistimos e conseguimos”, relatou Natália.  

Além disso, o evento abordou temas como “Como vender para o Governo” e “GOV Tech”, com a participação de Elisabeth Alcântara, consultora de negócios da Terra Alcântara; Ana Abreu, coordenadora do APL TIC Vale do PIT, e Jefferson Rodrigo da Silva, head de inovação da Erione. “É essencial compreender como funciona o setor público para levar tecnologia de ponta aos governos”, destacou Silva.  

Programas do Sebrae-SP para startups

O Sebrae Startups oferece diferentes programas para apoiar empreendedores em todas as fases de maturidade do negócio. Entre eles:  

- Spark: voltado para estudantes que desejam transformar ideias em startups e aprender sobre desenvolvimento de negócios.  

- Start Digital: pré-aceleração para startups digitais em fase de validação de MVPs e estruturação de modelo de negócios.  

- Speed: programa de aceleração para startups que buscam expandir suas estratégias e crescer no mercado.  

- Ginga: hub de soluções para empresas lideradas por pessoas negras nas áreas de ciência e tecnologia.  

Mais informações sobre os programas podem ser acessadas no site

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais