Cultura

Romaria Fluvial: fiéis saem de Tremembé com destino a Aparecida pelo Rio Paraíba

Essa é a 35ª edição da romaria

Marcelo Caltabiano | Data: 30/06/2024 09:50

A Colônia de Pescadores Profissionais Emilio Varollio promoveu a 35ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos de Pescadores do Vale do Paraíba, evento aconteceu neste domingo, 30. A tradicional romaria partiu de Tremembé às 7h, do bairro Padre Eterno, no rio Paraíba, reunindo barqueiros e canoeiros de diversos municípios da região, incluindo Caçapava, Taubaté, Pindamonhangaba, Potim, Aparecida, Redenção da Serra, Areias e Roseira.

Dezenas de fiéis saíram em seus barcos após a rezarem junto e ao Padre José Vicente, que pediu proteção divina aos que se foram de barco homenagear Nossa Senhora de Aparecida e São Pedro.


A primeira parada ocorrerá no Bosque da Princesa, um dos pontos turísticos mais icônicos de Pindamonhangaba. Em seguida, os participantes seguem para o Antigo Porto de Areia, localizado no bairro Mantiqueira, em Moreira César. O trajeto continua até Aparecida, com chegada prevista para às 16h.


Ao chegar em Aparecida, os romeiros participarão de uma procissão até a Basílica. O evento integra o calendário oficial de Tremembé desde 2023, após proposta da vereadora Adriana Almeida, falecida em decorrência de um câncer no ano passado. A romaria é uma oportunidade de integração das comunidades locais e celebração das tradições regionais.

História da Romaria

A Romaria Fluvial teve início em 1989, organizada pelo pescador Tico, morador do bairro Padre Eterno, que liderou o evento por 17 anos consecutivos. Seu legado continua a unir pescadores e devotos em uma demonstração de fé e tradição.

O fotojornalista Marcelo Caltabiano acompanhou a saída dos fiéis, veja algumas fotos.









Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais