Moradores denunciam agressão por parte da GCM em Taubaté
De acordo com a nota oficial, a primeira equipe da GCM foi hostilizada com o arremesso de objetos por parte de frequentadores do local.
Moradores de Taubaté enviaram vídeos à redação do portal T7 News denunciando agressões cometidas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) contra um homem e uma mulher, na manhã do último sábado, 17, na Rua Antônio Bastos, próximo ao número 77, no Jardim Eulália.
Segundo os relatos, a dupla estava em uma adega quando foi abordada por guardas municipais. O homem teria tido o braço quebrado em três lugares, e a mulher sofreu uma fratura no dedo da mão. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram hematomas nos corpos das vítimas. Ainda segundo a denúncia, o celular de uma das vítimas foi levado pelos agentes.
A Prefeitura de Taubaté informou que a GCM foi acionada por volta das 6h45 da manhã para atender uma ocorrência de perturbação do sossego em um estabelecimento no bairro do Belém, nas proximidades do Velório Municipal. O local, segundo a administração municipal, é alvo frequente de reclamações e já foi palco de outras ações de fiscalização, inclusive com apreensão de arma de fogo.
De acordo com a nota oficial, a primeira equipe da GCM foi hostilizada com o arremesso de objetos por parte de frequentadores do local. A Guarda afirma que realizou abordagens e revistas de rotina, com cooperação da maioria dos presentes, mas que alguns grupos ofereceram resistência, o que exigiu o uso escalonado da força para contenção — sem o uso de armamento letal.
A Prefeitura afirma ainda que toda a ação foi registrada e relatada ao comando da corporação, como procedimento padrão, e que os agentes atuaram no estrito cumprimento do dever legal.
O caso segue sob apuração. Até o momento, a identidade das vítimas não foi divulgada oficialmente e não há confirmação sobre eventuais investigações internas na corporação.