Economia

Comércio da região deve contratar quase 4 mil temporários para o Natal

Número é 6% maior que em 2023; lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados devem liderar a criação de vagas formais

Da redação | Data: 21/10/2024 11:23

A temporada de seleção de currículos já está aberta, e quem busca emprego com carteira assinada neste fim de ano tem boas chances. O Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região) anunciou que o varejo da RM Vale abrirá 3902 vagas temporárias para o período natalino. O número é 6% maior que o registrado em 2023, impulsionado pelo crescimento das vendas na região.

Apesar do aumento, as projeções poderiam ser ainda melhores, já que o comércio local tem apresentado saldo positivo de empregos ao longo do ano. No primeiro semestre de 2024, o setor teve um crescimento de 9,5% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, o melhor desempenho da história, de acordo com um balanço divulgado recentemente pelo Sincovat.

“Entramos no período do ano mais esperado pelo varejo, e, para atender a demanda, será necessário reforçar as equipes. Estamos falando de colaboradores com carteira assinada”, explicou Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP.

As lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados são os segmentos que mais devem abrir vagas formais. Entre os cargos mais requisitados estão vendedores, repositores de estoque, caixas, empacotadores e seguranças.

As vagas temporárias também podem abrir caminho para empregos permanentes. Segundo o Sincovat, aproximadamente 20% a 25% dos temporários costumam ser efetivados. “O comércio é, muitas vezes, a porta de entrada para quem não tem experiência. Demonstrar disposição, boa vontade e atender bem os clientes pode garantir uma vaga definitiva,” destacou Dan.

Os interessados em trabalhar no período devem distribuir currículos nas lojas, que em sua maioria realizam a própria seleção. Muitas anunciam vagas em cartazes nas vitrines ou em redes sociais. Além do varejo, o setor de serviços da região deve abrir cerca de 1600 vagas temporárias, especialmente nas cidades turísticas do Litoral Norte, que já se preparam para a temporada de verão.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais