Cultura

Cauique Bonsucesso comemora 40 anos de carreira com shows gratuitos, oficinas e gravação de clipe

A maratona integra o projeto “Elementos” e celebra o aniversário de carreira do artista

Via Consórcio T7 News e Meon | Data: 04/04/2024 17:44

Conhecido pelo hit “Caia Mamão Papaya”, o sanfoneiro valeparaibano Cauique Bonsucesso comemora 40 anos de carreira com shows e oficiais em São José dos Campos e gravação de clipe no distrito de São Francisco Xavier. A maratona integra o projeto “Elementos” e celebra o aniversário de carreira do artista. 

Acompanhado da Banda Por Um Fio, Cauique apresenta-se na Casa do Idoso Centro, na sexta-feira, dia 5, iniciando com oficina às 9h e show às 10h30. O convite é para relaxar e se deixar conduzir logo cedo por boa música animada, para começar o dia com mais disposição e alegria em grupo.

 No sábado, dia 6, acontece a gravação do clipe no distrito de São Francisco Xavier, agendada para às 20h, no restaurante João de Barro, na parte central do distrito, onde os presentes poderão curtir o show e o clima da montanha.

As comemorações encerram-se no domingo, dia 7, com apresentação musical na Casa de Cultura Jongo Mistura da Raça, espaço cultural localizado na zona leste, momento em que o artista demonstrará com os ritmos e danças tradicionais da nossa região estão no DNA da sua música. 

Cauique é nome forte da música do Vale do Paraíba e Litoral Norte paulistas e conecta roça e cidade por meio de um repertório autoral de vanguarda talhado em ritmos tradicionais brasileiros, como o aqui prevalente forró. Com letras que registram paisagens e costumes da região, engaja o público em temas que perpassam a Serra da Mantiqueira e em danças que vão da ciranda ao arrastapé. 

Já a Banda Por Um Fio é composta pelas musicistas Dri Mudat e Lia Aroeira (ambas em voz e percussão) e pelos músicos e produtores Daniel Xingu (contrabaixo) e Daniel Gonçalves (flauta transversal e guitarra). Convidados do projeto são o percussionista Moringa e a figurinista Pitiu Bonfim. Gabriel Marcondes assina a identidade visual; Marcielle Monize, a produção executiva e mídias digitais.

“É um projeto para divulgar o trabalho autoral, mas principalmente para atingir um público diversificado com minha musicalidade de diferentes estilos. É resultado de uma entrega à música, meu registro da rotina do viver”, resume Cauique.

O artista Cauique Bonsucesso nasceu em Lorena e consolidou sua carreira a partir dos anos 1980 em São José dos Campos, no distrito de São Francisco Xavier), Santo Antônio do Pinhal e Monteiro Lobato. É sanfoneiro, compositor, cantor, apicultor, escultor, bioconstrutor, brincante e contador de histórias. Há 25 anos na banda Trem da Viração, também foi cofundador do Grupo Piraquara de danças folclóricas, onde se aprimorou com o mestre sanfoneiro Kardec Gonzaga. Integrou os grupos musicais Banda Alterativa, Bando da Serra, Folia Brasileira, Pé no Brejo e Zabumba Atômica. Já se apresentou em programas de TV de Rolando Boldrin (1936-2022) e Inezita Barroso (1925-2015), e dividiu palco com Dominguinhos, Almir Sater, Chico César, entre outros. Integra a Quadrilha de Bonecões Gigantes da Mantiqueira, de Caçapava.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais