Cultura

Arte e sustentabilidade agitam São José dos Campos

Diversas programações gratuitas serão realizadas pelo Projeto ARRU (Arte de Rua e Reflorestamento Urbano) no próximo domingo, dia 10 de setembro, das 10h às 17h

Marcos Limão | Data: 08/09/2023 15:11

Diversas programações gratuitas serão realizadas pelo Projeto ARRU (Arte de Rua e Reflorestamento Urbano) no próximo domingo, dia 10 de setembro, das 10h às 17h, em São José dos Campos. O evento contará com atividades artísticas e de interação com o público no coração da Vila Maria, no centro da cidade. Paralela à pintura de grafites em muros e ao plantio de mudas de árvores, uma extensa programação de shows e debates sobre sustentabilidade ocorre gratuitamente na altura do número 50 da rua Doutor Aleixo Mascarenhas (próxima à ‘Rodoviária Velha’ e ao ‘Mercadão’).

Haverá também o mapa da Virada da Amazônia - mobilização nacional, articulada pelo movimento Amazônia de Pé, que incentiva ações de conscientização para a preservação de florestas e povos originários com expressa oposição ao Marco Temporal, tese jurídica que pode eliminar demarcação de terras indígenas e em votação no STF (Supremo Tribunal Federal).

Durante todo o dia, a rua será transformada em um palco de atrações ligadas a arte de rua e cultura popular, com apresentações musicais, teatrais, literárias e de dança. Terá, ainda, rodas de conversa para a troca de saberes ligados a sustentabilidade, com atenção especial ao futuro do planeta. Completam a feira expositores de movimentos artísticos e ambientais, além de atividades simultâneas como de livraria, estamparia* e espaço de brincar feito de bambu. 

“Queremos, com esta interação, conscientizar pessoas sobre a importância que a manutenção e o uso do espaço público, bem como a adoção de hábitos conscientes na preservação do meio ambiente, têm para o nosso bem-estar ", diz Sonia Pereira, idealizadora do projeto.

Sobre o ARRU

Pensado por Sonia, que é arquiteta paisagista, e pelo artista visual Vespa, o Projeto ARRU foi organizado com a parceria dos educadores Claudia Paranhos e Lui̊s Cåldèron. Ele conta com apoio e acompanhamento da Seurbs (Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade) do município, envolvida no plantio de 8 mudas de árvores no trecho em que o evento é realizado.

“A ideia partiu da minha constatação de que retiravam mais do que plantavam árvores na cidade. O projeto de reflorestamento cresceu para o de revitalização da área, com a pintura dos muros. Também queremos a cidade mais alegre, mais bonita", acrescenta Sonia. 

A organização explica, ainda, que o evento artístico-cultural deste domingo é o ponto de partida para um plano maior. “Iniciamos agora, mas queremos crescer com novas intervenções em outras ruas e até cidades. Inspirar, com nossa arte, mais ocupações como esta”, finaliza Vespa.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

10h00 – Café colaborativo e início de pinturas de grafite

10h30 – Roda de conversa “Compostagem É Sobre Gente!”, com a psicóloga organizacional Regina Carassini 

11h00 – Atração musical com "Messieur Ponti", um clown dançante

12h00 – Roda de conversa “Jardins para Transição”, com o arquiteto Mario Soléo

13h00 – Canto folclórico "Ensacizar", com professora Rute Eliana da Cultura Popular

14h00 – Palestra sobre qualidade do ar com Paulete Martins, geofísica do INPE

14h30 – Roda de conversa “Sustentabilidade, Consciência Coletiva e Cooperatividade”, mediada pelas educadoras Claudia Paranhos e Claudia Duarte

15h30 – Apresentação artística "Poeta do Improviso", com Vicente Blood

16h00 – Apresentação artística “Breaking”, com Aliados Force Crew

16h30 – RAP com Dö MC @domcoficial  

17h00 – Encerramento das live paintings 

ATIVIDADES SIMULTÂNEAS/IG DOS PARCEIROS 

Espaço de Brincar – por @parquedebambu, @eupowerian e @taniatriatleta  

Livraria – por @literacialivraria  

Estamparia de camisetas – por @clube.do.silk_fernando 

Escultura ao vivo – por @ateliedocaue @ezinpr

Coleta de assinaturas Amazônia de Pé – por @amazoniadepe_, @taniatriatleta e @espacodearte.tekoha 

Live paint graffiti – por @vespapdfcrew, @eupowerian, @raisa_ladyred, @antmaria, @ldone_, @arquiteta.debora.tognozzi, @foskodream, @yosoyjoi e @raul_zeira 


IG DOS EXPOSITORES

@compostasjc @cozinhacaete @regeneracaoglobal @xamanismovivo @agalerianarua @rildocarlos2 @messieurponti @dulcerochafaria @organe_se_sjc @benissimodho @arquiteta.debora.tognozzi @casulolaresvivosesaudaveis @johreicentersaojosedoscampos 


ORGANIZAÇÃO  

Claudia Paranhos, arquiteta, restauradora, psicopedagoga, mestranda em Educação e orientadora de oficinas de encadernação. Também coordena a Bodega Santa Clara, é produtora de projetos culturais e desempenha função em educação ambiental e sustentabilidade no Centro Ambiental Edoardo Bonetti. Por paixão às artes visuais, já assinou curadoria e exposições. Seu compromisso abrange ainda preservação do patrimônio cultural.


Lui̊s Cåldèron, comunicólogo, produtor cultural, indigenista e militante defensor do direito dos povos indígenas. Mestrando do curso Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com pesquisa sobre inserção da história e cultura indígena nas escolas. Frequente em ações de resistência com povos originários do Brasil e imerso em aldeias de Roraima, Amazonas, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo, de onde recebeu iniciações espirituais de diversas tradições indígenas. Neto de Salomé Calderón, indígena Aymara da Cordilheira dos Andes. Integra equipe de canto na cerimônia transcultural "Dança da Águia" no Brasil e na França.


Sonia Pereira, arquiteta e paisagista apaixonada pela criação de ambientes que, com a incorporação de elementos naturais, promovem habitação saudável, harmoniosa e sustentável. Também é professora de ikebana e consultora de feng shui para otimizar o equilíbrio e a energia positiva em residências. É a mente criativa do Espaço de Arte Tekohá, fundado em 2019.


Vespa (Claudinei F. M. Oliveira), renomado artista visual e grafiteiro que emergiu do hip-hop/breaking em 1993 e ingressou no grafite em 1998. Autodidata, cria suas artes desde os 9 anos. Hoje, seu foco é em técnicas 3D e peças formadas por letras ou personagens. Na trajetória, tem indicação a prêmios como o Hutúz (2008), de hip-hop; também representou o Brasil na cena internacional, com destaque ao evento "Muro por la Paz", no Chile, registrado no Livro dos Recordes como o maior mural grafitado do mundo. Trabalhou em projetos comunitários de arte ao ar livre e tem obras reproduzidas em roupas, acessórios, tatuagens e cenários. Em julho deste ano, foi palestrante da edição São José dos Campos do formato de “talks” internacional TEDex.


IG DA PRODUÇÃO

Design & ID Visual – @pedr4bel, @luiscalderon.wayhu e @almeidapaulo02

Cobertura fotográfica – @grassi_foto 

Apoio – @lu.bgirl

Patrocínio – @teatrosergiomamberti, @quinaesilva, @fridacomedoria, @bardorobsonsjc, @ateliedocaue, @raul_zeira

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais