Post

Taubaté: um elogio à tradição e aos filhos ilustres 378 anos de cultura, tradição e resiliência

“Cidade que faz de seus filhos estrelas a brilhar no universo da cultura brasileira. Taubaté, terra abençoada que celebra mais um ano de vida.”

Dimas Oliveira Junior | Data: 04/12/2023 20:17

Ao soprar as velas do seu bolo de aniversário, Taubaté não apenas comemora mais um ciclo, mas revisita suas raízes, seu legado e a marcante contribuição para a rica tapeçaria cultural do estado de São Paulo. Cidade que respira história e exala orgulho, Taubaté é um capítulo fundamental na epopeia paulista.

Taubaté não é apenas uma cidade; é uma pátria em miniatura. Com uma cultura que pulsa pelas ruas, nas cores vibrantes dos eventos locais, nos acordes de músicos talentosos e nas páginas dos livros que contam a história pulsante dessa joia do Vale do Paraíba.

Ao citar Taubaté, inevitavelmente, se fala de seus filhos ilustres. Hebe Camargo, a eterna dama da televisão, que conquistou o Brasil com seu carisma inigualável. Cid Moreira, a voz que ecoa pela eternidade, levando notícias e emoções aos lares brasileiros. Lia de Aguiar a pioneira da TV Brasileira, as produções cinematográficas de Amácio Mazzaropi, os acordes musicais de Magdalena Guisard, Jacyra Manara, Fêgo Camargo e Maestro Carioca. Celly Campello, a musa do rock nacional que fez corações pulsarem mais rápido com seus acordes. Dom Duarte Leopoldo e Silva, a autoridade religiosa que ergueu sua voz pela fé e amor. Monteiro Lobato, o visionário das palavras, que fez da literatura um portal para o imaginário brasileiro. Georgina de Albuquerque, a pintora pioneira que imortalizou em telas a beleza da vida, Clodomiro Amazonas um pintor ímpar em sua arte, o notável historiador José Bernardo Ortiz, o nosso Rei do Rock Tony Campello, a Rainha da jovem guarda Meire Pavão, a garota prodígio Joaninha a notável acrobata aérea e tantos...tantos...

Estes são apenas alguns dos filhos ilustres que, como estrelas no firmamento, emprestaram seus talentos ao Brasil e levaram consigo o nome e a alma de Taubaté.

Taubaté, terra das Figureiras e berço da cultura caipira, é também celeiro do café que impulsionou economias e transformou paisagens. Hoje, além das plantações de café, é nos livros que se cultiva o legado da cidade. As tradições caipiras se misturam com a vanguarda dos eventos culturais, mostrando que Taubaté é um lugar onde passado e presente dialogam harmoniosamente.

Foi em Taubaté que nasceu o primeiro polo industrial do Vale do Paraíba, com a Companhia Taubaté Industrial (CTI), marcando uma fase de progresso e desenvolvimento (leia-se Felix Guisard).  Hoje, mesmo diante de desafios políticos e administrativos, a cidade resplandece como um farol da cultura, guiando seus habitantes rumo a um futuro promissor.

Em seus 378 anos de existência, Taubaté não é apenas uma cidade; é uma enciclopédia viva, uma sinfonia cultural que ressoa através das décadas. Por mais que o tempo traga mudanças e desafios, a cidade mantém firme sua identidade como um berço de cultura.

Ao completar mais um ano, Taubaté não apenas celebra seu próprio envelhecer, mas convida cada um de seus habitantes a refletir sobre o que essa cidade representa. O convite é para celebrar não apenas o tempo, mas as histórias que se entrelaçam, os sonhos que se renovam e as páginas em branco que aguardam para serem preenchidas pelos próximos capítulos da sua história.

Parabéns, Taubaté, cidade que é mais do que um ponto no mapa, é um ponto de luz no coração de todos que a chamam de lar.


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais