Post

Selic caindo…é o fim da Renda Fixa?

Um assunto que está em pauta e afeta diretamente os rendimentos nos investimentos

Felipe Gomes | Data: 30/01/2024 10:21

Nesta quarta feira, dia 31/01, será divulgada a nova taxa básica de juros, a Selic, após a reunião do Copom. 

E de acordo com as expectativas do mercado e com o próprio discurso do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, possivelmente teremos mais um corte de 0,5 p.p., fazendo com que a taxa chegue à 11,25% ao ano.  

Vale lembrar que estamos falando de expectativas, e que isso pode não se concretizar, mas o fato é que a taxa selic, que atingiu recentemente o patamar de 13,25% ao ano, está em um ciclo de queda. 

Mas esse ciclo de queda, quer dizer que é o fim da Renda Fixa? 

Obviamente, que para os investidores, principalmente os mais conservadores, que estavam acostumados com uma rentabilidade de mais de 1% ao mês, sem correr riscos nos investimentos, um ciclo de queda na taxa Selic, acaba comprometendo sim a rentabilidade da carteira de investimentos, mesmo sabendo que o que vale mesmo, não é a rentabilidade bruta, mas sim a taxa real de ganho, ou seja, aquela descontada da inflação, mas isso é um assunto para aprofundarmos em outra oportunidade. A questão aqui é, sabermos como ter uma rentabilidade legal, na renda fixa, em ciclos de queda de juros. 

E a resposta é que, mesmo em ciclos de queda da taxa de juros, não é o fim da renda fixa! 

Afinal, sim, a taxa de juros está caindo, mas ainda está em um patamar elevado, mas esse é apenas um ponto a se destacar, e é claro que, pode surgir mais uma pergunta, e se a taxa cair mais?

E, mais uma vez, baseado nas expectativas do mercado, ela continuará caindo. 

Neste caso, devemos lembrar que, os investimentos de Renda Fixa não se limitam aqueles investimentos atrelados a Taxa Selic, ou ao CDI, mas temos também mais duas classes de investimentos dentro da Renda Fixa, os investimentos atrelados à inflação e os prefixados. 

E é justamente, diversificando os investimentos nestas outras classes da Renda Fixa, que o investidor continua encontrando uma baixa exposição ao risco, mas passa a buscar uma possibilidade de um retorno maior em sua carteira de investimentos. 


Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais