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HABILIDADES INTERPESSOAIS

Características comportamentais influem diretamente nas relações humanas

Carlos Oliveira e Rafael Martinelli | Data: 28/08/2023 18:41

Também chamadas “soft skills” , são características comportamentais que influem diretamente nas relações humanas e que devem ser desenvolvidas ou aprimoradas tanto quanto as de formação acadêmica ou tecnológicas. As habilidades interpessoais estão sendo consideradas as mais importantes pelas empresas no mundo do trabalho. 

Essas habilidades podem variar de empresa para empresa. Seguem alguns exemplos:

PRINCÍPIOS ÉTICOS: a magnitude desta habilidade é tão importante que sem ela a convivência entre os seres humanos se torna ainda mais complicada. Dá pra imaginar o caos onde não se prevaleçam os princípios básicos de convivência, harmonia, educação e respeito ao próximo? 

Para Aristóteles, o primeiro filósofo a tratar deste tema, “os seres humanos não podem deliberar sobre as leis da natureza, sobre as estações do ano, sobre a duração do dia e da noite..., entretanto, a ética opera no campo do possível, tudo aquilo que não é uma determinação da natureza, mas depende das deliberações, escolhas e da ação humana”. Trata-se de caráter. Honestidade. Escolhas corretas em vista daquilo que se pratica e suas consequências para o próximo e para si mesmo. 

CONFIANÇA: Nada melhor do que tratar com pessoas que transmitam confiança, não é mesmo? Tudo fica mais fácil quando você tem a certeza de que a outra parte, aplicará seus conhecimentos, habilidades e competências em pró de um objetivo comum no tempo e na medida exata.  

ATITUDE POSITIVA: Em relação a esta habilidade não se espera apenas um comportamento relativo exclusivamente a positividade (polianismo), claro. Mas uma atitude protagonista e ativa nas relações pessoais e profissionais para debater e encontrar as melhores soluções.

MOTIVAÇÃO: Se você não está realizando suas funções com amor, dedicação e fazendo aquilo que realmente gosta e te deixa feliz, pare imediatamente com o que quer que seja, ainda que isso lhe traga algum benefício financeiro. Não vale a pena. Os resultados pessoais e profissionais são melhores quando você trabalha com paixão.

TRABALHO EM EQUIPE: Essa habilidade é muito valorizada no mundo do trabalho. Cada membro é o elo de uma corrente. Se um dos elos “quebrar” a corrente perde sua função. Fazer parte e contribuir com o time é trabalho em equipe. Peter Drucker observa que a produtividade da mão de obra altamente especializada depende de seus esforços serem coordenados como parte de uma equipe organizada, pois “são as equipes e não o esforço de um indivíduo que se constituem na unidade de trabalho”.

ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DO TEMPO: Esse é o calcanhar de Aquiles para a maioria. Infelizmente não somos uma sociedade preocupada com isso. As vezes achamos chatos aqueles que “tem hora pra tudo”. Pessoas que planejam diariamente e com antecedência suas agendas são mais produtivos. Acredite! Com regras básicas e simples de organização, os resultados serão melhores sob todos os aspectos. 

CAPACIDADE DE TRABALHAR SOB PRESSÃO: É fundamental deixar claro que essa “pressão sobre o trabalho” deve ter relação exclusiva com os meios, as características, os processos, os prazos, as urgências etc. com o trabalho em si e jamais em relação a comportamentos desrespeitosos por quem quer que seja, principalmente dos chefes. Isso é tema para assédio e não para o que estamos tratando agora. Portanto, prepare-se para suportar todas as pressões inerentes a função que você escolher. 

COMUNICAÇÃO: “Quem não se comunica se estrumbica”. Já dizia Abelardo Barbosa, o Chacrinha. Portanto, se você não tem essa habilidade desenvolvida, segundo esse neologismo, você pode se dar mal, não ter sucesso por não se expressar corretamente, ou transmitir equívocos para o seu interlocutor. Pense nessa habilidade não somente na comunicação falada, escrita, verbal, não verbal etc. mas também como adotar uma postura confiante e segura neste processo.

FLEXIBILIDADE: O mundo se transforma muito rapidamente, seja pela tecnologia, comportamento das pessoas etc. Não temos alternativas se não nos adequarmos a elas. Conheço vários exemplos de profissionais que deixaram suas áreas de origem para atuarem em outras que, em princípio, não teriam nenhuma relação com a primeira, muito menos com sua formação, e que se tornaram cases de muito sucesso. E isso vem ocorrendo cada vez mais nas empresas. Mas a flexibilidade não se resume a esse exemplo. Pense por exemplo nas flexibilidades de jornadas de trabalho, nos trabalhos em equipes virtuais, nos locais de trabalho etc.   

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: Tem sido citada por vários estudiosos como sendo a habilidade/competência do século. Não é pra menos. Como é difícil controlarmos  nossos ímpetos de emoções. Trata-se de fato de uma competência imprescindível a todos nós, mas fundamentalmente àqueles que atuam com líderes. “Qualquer um pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil.” Aristóteles.  Pense nisso!

Carlos Oliveira

Rafael Martinelli 

Sócios Proprietários

Apta Consulting Recursos Humanos - Relações Trabalhistas e Sindicais


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