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COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Estratégias de automação serão cada vez maiores nas organizações e a introdução de novas ferramentas sofisticadas sofrerão com a falta de habilidades necessárias.

Carlos Oliveira e Rafael Martinelli | Data: 22/07/2023 21:42
Uma busca rápida na internet e nos deparamos com dezenas e dezenas de sites e profissionais de RH tratando o tema. Da mesma forma, tem sido recorrente, debates a respeito das competências e habilidades necessárias especificamente para o profissional do futuro o que, na minha visão, já é um fato em si. Portanto fundamental que as pessoas do mundo do trabalho estejam alinhadas com essas exigências, para se adequarem aos novos perfis determinados pelas necessidades das organizações.
Mas, antes de entrarmos no tema sobre as competências para o profissional do futuro, é preciso entender como a tecnologia e a inovação estão afetando o dia a dia das empresas e quais são suas consequências.
Se considerarmos as variáveis da revolução da indústria 4.0, internet das coisas, inteligência artificial, trabalho global com equipes virtuais e tantas outras, fica fácil perceber quão distante as universidades, escolas e instituições de ensino estão desta realidade. Raríssimas exceções no nosso país e que não atendem a maioria da nossa população. Isso sem falar na falta de investimentos no ensino técnico no país. Vale a pena ler o estudo realizado pelo Itaú Educação e Trabalho publicado no jornal Valor Econômico de 19 de julho deste ano: Potenciais Efeitos Macroeconômicos com Expansão da Oferta Pública de Ensino Médio Técnico no Brasil.
Estratégias de automação serão cada vez maiores nas organizações e a introdução de novas ferramentas sofisticadas sofrerão com a falta de habilidades necessárias. Por isso, o sistema de educação e ensino e os atuais modelos de treinamento e qualificação nas empresas deverão ser repensados.
Considerando esses e vários outros aspectos, o último Fórum Econômico Mundial listou as principais competências para o profissional do futuro. São elas: 
  • Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem 
  • Pensamento analítico e inovação. Criatividade, originalidade e iniciativa 
  • Inteligência emocional Pensamento crítico
  • Resolução de problemas complexos
  • Resiliência, tolerância ao stress e flexibilidade
  • Programação 
  • Ser orientado para serviços ao cliente
  • Raciocínio lógico 
  • Experiência do usuário 
  • Uso, monitoramento e controle das tecnologias
  • Análise e avaliação de sistemas
  • Persuasão e negociação
As organizações, desde sempre, estabelecem competências para a prospecção ou formação da sua mão-de-obra, e com a evolução de diversos fatores, dentre eles os tecnológicos é natural que elas sofram alterações. Por isso, fica a recomendação para que as pessoas, dentro das suas perspectivas profissionais e de carreira, busquem aprimorar aquelas competências que precisam ser “ajustadas” ou integradas ao seu perfil para atuação nesse novo “futuro” que, como já disse, já estamos vivendo. 
Carlos Oliveira
Sócio Proprietário 
Apta Consulting Recursos Humanos - Relações Trabalhistas e Sindicais

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