Diário

Tempestade perde força em São Paulo, mas estado segue em alerta até domingo

Previsão de vendaval no estado neste fim de semana é amenizada, mas Defesa Civil mantém cautela com possíveis chuvas e ventos fortes

Marcelo Caltabiano | Data: 19/10/2024 13:17

A Defesa Civil de São Paulo informou que a tempestade prevista para atingir o estado neste final de semana perdeu força, trazendo um cenário "mais ameno" do que o esperado. A previsão inicial indicava a possibilidade de vendavais com rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora (Km/h), mas o registro mais forte ocorreu ontem, 18, na região de Santana, em São Paulo, com ventos de 32,5 Km/h, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Embora a previsão anterior alertasse para condições climáticas semelhantes às do temporal ocorrido no último fim de semana, o estado de alerta permanece até domingo, 20, quando ainda se espera a ocorrência de chuva e ventos intensos em algumas regiões.

Enquanto São Paulo observa uma redução na intensidade da tempestade, o fenômeno se intensificou em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, especialmente nas cidades da divisa entre Minas e São Paulo, que devem registrar chuvas moderadas nos próximos dias, segundo o CGE.

Para monitorar a situação climática, um gabinete de crise foi criado, envolvendo o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e representantes dos governos estadual e municipal, garantindo ações coordenadas diante de possíveis emergências até o final do alerta.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais