Diário

Terceiro suspeito de envolvimento em latrocínio de advogado mineiro é preso em Ubatuba

Homem de 20 anos foi detido pela Polícia Militar; dois adolescentes já haviam sido apreendidos e outro suspeito segue foragido

Da redação | Data: 26/05/2025 23:21

Um homem de 20 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira, 26, por policiais militares, em Ubatuba. Ele é suspeito de envolvimento no crime que resultou na morte do advogado Juliano Girau, de 38 anos, natural de São Gonçalo do Sapucaí, Minas Gerais, ocorrido na madrugada de 19 de abril, na Praia Grande.

De acordo com a Polícia Militar, durante patrulhamento pelo bairro Estufa I, os policiais avistaram o suspeito em frente a uma residência. Ao perceber a aproximação da viatura, ele tentou fugir, mas foi detido. Nada de ilícito foi encontrado em sua posse. No entanto, após consulta aos sistemas policiais, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de latrocínio.

Diante da confirmação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Ubatuba, onde permaneceu detido, à disposição da Justiça.

O crime ocorreu por volta das 3h50 da madrugada de sábado, 19 de abril, quando quatro suspeitos encapuzados — dois deles armados — abordaram um grupo de turistas na faixa de areia da Praia Grande. As vítimas foram rendidas e obrigadas a entregar seus celulares. Durante a ação, um dos criminosos exigiu que o advogado desbloqueasse o aparelho. Segundo testemunhas, a vítima, nervosa, tentava cumprir a ordem quando foi baleada no rosto. Um amigo também foi atingido na mão.

Juliano Girau morreu no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O amigo ferido foi socorrido e levado à Santa Casa de Ubatuba.

Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que os quatro suspeitos se aproximam das vítimas e, após a ação, fogem correndo pela orla. As gravações estão sendo analisadas pela Polícia Civil.

No mesmo dia do crime, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos. O primeiro foi localizado pela Polícia Militar na manhã de sábado, no bairro Bela Vista, em Ubatuba. Segundo a corporação, ele vestia as mesmas roupas usadas no momento do crime, conforme as imagens de segurança, e estava com um dos celulares roubados. Ainda segundo a PM, o adolescente possui passagens pela polícia desde os 10 anos, por crimes como roubo e tráfico de drogas.

O segundo adolescente se apresentou espontaneamente à Delegacia de Ubatuba ainda na tarde de sábado.

Com a prisão do homem nesta segunda-feira, três suspeitos foram detidos até o momento. A Polícia Civil prossegue com as investigações para localizar o outro suspeito que permanece foragido.

O caso segue sob investigação pela Delegacia de Polícia de Ubatuba, que busca esclarecer todas as circunstâncias do crime e identificar a participação de cada envolvido. 

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais