Diário

Procurado por homicídio é preso em Cruzeiro; cidade soma sete assassinatos em 2025

Outros dois foragidos também foram detidos na mesma noite; número de homicídios na cidade cresceu após dois meses de aparente estabilidade

Da redação | Data: 06/05/2025 10:24

Um homem procurado pela Justiça por homicídio foi preso na noite de segunda-feira, 5, em Cruzeiro. A detenção foi feita por policiais militares do 23º Batalhão de Polícia Militar do Interior durante patrulhamento no bairro Retiro da Mantiqueira. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela Justiça. A identidade do detido não foi divulgada.

Na mesma noite, outras duas pessoas procuradas também foram presas em diferentes pontos da cidade. No bairro Itagaçaba, um homem foi abordado e detido após a constatação de um mandado de prisão civil. Já nas proximidades da Seccional de Polícia, uma mulher foi abordada enquanto transitava na área. Segundo a PM, ela era procurada por tráfico de drogas.

Os três foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde permaneceram presos à disposição da Justiça.

A prisão do procurado por homicídio ocorre em um momento de aumento na violência letal em Cruzeiro. Após não registrar nenhum assassinato nos meses de janeiro e fevereiro, a cidade contabilizou cinco homicídios apenas em março, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP). Em abril, a reportagem apurou que ocorreram outros dois assassinatos, totalizando sete vítimas de homicídio em 2025.

Entre os casos mais recentes, dois ocorreram no bairro Itagaçaba, em um intervalo de sete dias, no mesmo local. A vítima mais recente foi José Carlos, de 22 anos, morto a tiros na madrugada de 13 de abril. Uma mulher de 51 anos também foi baleada. No dia 6, Jefferson Lima da Silva, conhecido como “Bill Barbeiro” — ex-candidato a vereador pelo União Brasil — foi morto a poucos metros dali.

Além desses casos, dois homicídios foram registrados no bairro Vila Pontilhão, entre os dias 24 e 25 de março. Um adolescente de 16 anos e um homem de 29 foram assassinados com diferença de menos de 24 horas. A Polícia Civil prendeu um suspeito por envolvimento em um dos crimes.

Com 20 assassinatos nos últimos 12 meses, Cruzeiro tem atualmente uma taxa de 26,68 homicídios por 100 mil habitantes — a segunda mais alta do estado de São Paulo, atrás apenas de Lorena, com 28,28. Em 2023, a cidade fechou o ano com 28 homicídios. O recorde foi em 2021, com 42.

Apesar da ausência de casos nos primeiros meses de 2025, os registros mais recentes acendem um alerta sobre a segurança pública na região. As autoridades seguem investigando os crimes, que até o momento não têm confirmação de relação entre si.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais