Diário

Polícia Federal faz operação contra fraudes na saúde

Investigação apura possíveis irregularidades na contratação e fornecimento de serviço prestado por empresa na cidade de Potim - SP

Marcelo Caltabiano | Data: 11/04/2023 12:12

A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira, 11, uma operação para investigar fraudes em licitações e desvio de verbas federais da Saúde na Prefeitura de Potim. Ao todo foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Potim e na cidade de São José dos Campos. 

As buscas se concentraram nas Secretarias de Administração e de Saúde de Potim. As investigações começaram em novembro de 2022 e apuram pagamentos de mais de R$ 8 milhões a uma empresa na área da Saúde. A prestadora de serviços atuou na cidade pelo menos entre 2018 e 2022. Segundo o Portal da Transparência, a Prefeitura de Potim fechou ao menos cinco contratos com a empresa a época.

Segundo a PF, a investigação identificou que a empresa foi contratada de maneira indevida, em processo sem licitação. A empresa também venceu pregões com indício de direcionamento. As apuração policial ainda observa que além das irregularidades na contratação, as provas apontam para um sobrepreço de 43% nos serviços contratados, com sucessivos aditivos contratuais. 

Os investigados podem responder por fraude a licitação, falsidade ideológica, peculato e contratação direta fora das hipóteses previstas em lei.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais