Operação mira suspeitos de fraudes financeiras em Caraguatatuba, Ubatuba e outras cidades
A investigação começou após denúncias de moradores de Taubaté
A Polícia Civil de São José dos Campos deflagrou, na manhã desta terça-feira, 22, a operação Bull Trap para desarticular um grupo criminoso envolvido em fraude eletrônica e lavagem de dinheiro. A ação foi realizada simultaneamente em cidades do estado de São Paulo — incluindo as cidades do Litoral Norte Caraguatatuba e Ubatuba. Barueri que fica na Região Metropolitana de São Paulo, além de Itajubá, em Minas Gerais.
A investigação começou após denúncias de moradores de Taubaté, que relataram terem sido lesados após entrarem em um grupo de mensagens. No grupo, as vítimas eram incentivadas a realizar transferências bancárias com a promessa de altos lucros por meio de uma falsa plataforma de investimentos.
De acordo com a Polícia Civil, além do crime de estelionato qualificado, foi identificado um esquema sofisticado de ocultação e movimentação de valores ilícitos. O grupo utilizava uma estrutura com três camadas de empresas, muitas delas de fachada, para dificultar o rastreamento e dissimular a origem dos recursos.
As empresas envolvidas recebiam os valores das vítimas, realizavam transferências sucessivas entre si e, em seguida, repassavam os recursos a terceiros, incluindo pessoas físicas, com o objetivo de aparentar legalidade nas transações.
A Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca e apreensão, o afastamento de sigilo bancário e telemático, além do bloqueio de bens no valor total de R$ 810,12 milhões.
A operação contou com o apoio da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de São José dos Campos, das delegacias de Caraguatatuba e Ubatuba, e da Polícia Civil de Itajubá. Os alvos incluem suspeitos ligados diretamente ao núcleo financeiro e operacional da organização criminosa.
O material apreendido será encaminhado para perícia técnica e pode contribuir para o avanço das investigações e responsabilização penal dos envolvidos.