Homem é preso por importunação sexual contra adolescente no centro de Pindamonhangaba
GCM foi acionada por um morador que presenciou a cena; suspeito foi contido por populares até a chegada da equipe
Um homem de 44 anos, foi preso em flagrante por importunação sexual contra uma adolescente, na tarde da última segunda-feira, 5, em um ponto de ônibus em frente à Escola Estadual Dr. Alfredo Pujol, no centro de Pindamonhangaba. A ação foi realizada pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), após denúncia de um morador que presenciou a tentativa de abuso.
Segundo a GCM, uma equipe da Ronda Ostensiva com Motos (ROM) patrulhava a região por volta das 13h40 quando foi acionada. Ao chegar ao local, os agentes encontraram o suspeito já imobilizado por populares, ao lado da vítima e de duas testemunhas.
De acordo com os relatos, o homem teria se aproximado da adolescente com a justificativa de usar o banco do ponto de ônibus enquanto aguardava transporte. Em seguida, iniciou uma conversa com a jovem e tentou impedir sua saída. Sem o consentimento da vítima, passou a tocá-la, acariciando seus cabelos, costas e tentando colocar a mão por dentro de sua roupa.
Testemunhas intervieram ao perceberem o que acontecia, gritaram e conseguiram impedir que o agressor fugisse. Ele foi detido no local até a chegada da equipe da GCM, que lhe deu voz de prisão.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde teve a prisão ratificada com base no artigo 215-A do Código Penal, referente ao crime de importunação sexual. Segundo a polícia, ele já possui passagens anteriores por furto e roubo. O suspeito permanece preso e está à disposição da Justiça. Ele tem passagens por roubo e furto.
O secretário de Segurança Pública de Pindamonhangaba, Paulo Henrique, afirmou que a Guarda Civil tem intensificado as rondas e reforçou que a população pode acionar os agentes sempre que perceber situações suspeitas. “Estamos aumentando nosso efetivo para rondas ostensivas em todos os pontos da cidade, monitorando toda a questão da segurança e ficando à disposição da população, que pode nos acionar a qualquer momento quando observar alguma atitude suspeita de qualquer natureza. Não vamos tolerar a criminalidade”, declarou.