Guaratinguetá confirma segunda morte por dengue em 2025
Idoso de 65 anos, morador do Parque das Alamedas, não tinha comorbidades, segundo a prefeitura
A Prefeitura de Guaratinguetá confirmou, nesta sexta-feira, 27, a segunda morte por dengue registrada na cidade em 2025. A vítima é um idoso de 65 anos, morador do bairro Parque das Alamedas. De acordo com a administração municipal, o homem não possuía comorbidades.
Com o novo óbito, Guaratinguetá soma duas mortes causadas pela doença neste ano, além de 257 casos confirmados. A prefeitura informou que tem intensificado ações de combate ao mosquito transmissor, como limpeza de terrenos baldios e fiscalização de focos do Aedes aegypti.
No Vale do Paraíba e região bragantina, já são cerca de 25 mil casos confirmados e pelo menos 15 mortes por dengue em 2025, segundo dados do Governo do Estado de São Paulo. As cidades com óbitos registrados incluem Jacareí, Caçapava, Cruzeiro, São José dos Campos, São Sebastião, Santa Branca e a própria Guaratinguetá.
As autoridades de saúde alertam para os principais sintomas da doença, como febre alta, dor no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A recomendação é procurar atendimento médico logo nos primeiros sinais.
Medidas de prevenção seguem sendo reforçadas, com orientações para eliminar possíveis criadouros do mosquito, como evitar água parada, manter calhas desobstruídas, cobrir bem caixas-d’água e descartar corretamente pneus e outros recipientes que possam acumular água.