Diário

Dois GCMs são afastados e investigados pela Polícia após homem ser baleado em Taubaté

Dois agentes da Guarda Civil Municipal são investigados pela Polícia Civil e pela Corregedoria após disparo que feriu homem na Avenida Dom Pedro I

Da redação | Data: 28/04/2025 20:29

A Prefeitura de Taubaté informou, nesta segunda-feira, 28, que dois agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram afastados das atividades operacionais durante a investigação da tentativa de homicídio que deixou um homem de 35 anos ferido na madrugada de sexta-feira, 25, na Avenida Dom Pedro I, em frente ao supermercado Shibata, no bairro Três Marias.

Segundo nota oficial, uma equipe da GCM patrulhava a região por volta das 3h30 quando foi acionada por um homem pedindo socorro para a vítima, ferida por disparo de arma de fogo. "Imediatamente, os agentes prestaram o primeiro atendimento e acionaram o SAMU", informou a Prefeitura. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência encaminhou o ferido ao Hospital Regional de Taubaté. O local foi preservado até a chegada da Polícia Técnico-Científica.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma testemunha afirmou que ouviu o disparo e encontrou a vítima no chão, que teria dito: “um GCM atirou em mim”. A ocorrência foi registrada como tentativa de homicídio de autoria desconhecida. A Delegacia de Investigações Gerais (DEIC) de Taubaté conduz a apuração do caso.

A Prefeitura destacou que, "tendo em vista a alegação da testemunha, conforme relato da vítima, sobre a possível participação de agente da Guarda Civil, a Secretaria de Segurança Pública do Município determinou a abertura de um procedimento interno, por meio da Corregedoria da GCM, a fim de apurar as circunstâncias do ocorrido".

Ainda conforme a nota, "após diligências iniciais da Corregedoria da GCM, em colaboração com a Polícia Civil, apurou-se, preliminarmente, eventual participação de dois GCMs". Os agentes foram apresentados à DEIC para serem ouvidos e, enquanto durarem as investigações, "foram afastados das atividades operacionais e realocados para o desempenho de funções internas da Secretaria de Segurança Pública Municipal".

A administração municipal afirmou que "reforça seu compromisso de não compactuar com desvios de conduta e informa que acompanhará e colaborará com todas as investigações, além de adotar as providências administrativas necessárias ao caso".

A vítima segue internada e, até a última atualização, ainda não havia prestado depoimento formal à Polícia Civil.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais