Diário

Campos do Jordão enfrenta novo dia de queimadas; fogo chegou próximo a residências

Na quinta-feira, 12, voluntários e agentes públicos lutaram contra o fogo em várias regiões, com destaque para a Vila Fracalanza e o Jardim Pérola, onde o avanço das chamas gerou desespero entre os moradores.

Marcelo Caltabiano | Data: 12/09/2024 22:47

Campos do Jordão sofreu mais um dia com as queimadas que assolam o Brasil, a quinta-feira, 12, foi dramática para moradores de diversas regiões da cidade, por onde se olhava via a densa fumaça das queimadas. 

A região mais afetada e que demandou um grande esforço para apagar as chamas, foi novamente na Vila Fracalanza, Bombeiros, Defesa Civil e Voluntários combatem intensamente o fogo na localidade por três dias, mas os focos voltam a surgir. 


A demanda é tão grande e o número pessoal é tão pequeno que os agentes públicos não conseguem atender todas as ocorrências. Aí entra em ação os vizinhos voluntários e outros voluntários que vem de todos os cantos de Campos do Jordão para ajudar no combate as chamas. 

A reportagem do T7 News acompanhou de perto o drama dos moradores e trabalhadores do Jardim Perola, região de casas luxuosas e envolta de uma belíssima mata, em área de preservação ambiental. 

Os moradores se uniram para tentar combater as chamas, ou pelo menos minimizar os danos causados pelo fogo. O que se via na ocasião era o desespero de moradores que corriam para o combate com mangueiras de jardim e baldes. 


O fogo chegou muito próximo das residências, ainda no Jardim Perola os voluntários correram para apagar o fogo que já estava no muro da casa. A fumaça, mudava rapidamente a direção de acordo com o vento, e diversos momentos os voluntários ficavam dentro da gigantesca nuvem de fumaça.


No bairro vizinho, Jardim Manancial, em consequência do mesmo incêndio, que segundo os moradores começou na terça-feira, 10, o drama e a correria foram maiores, o fogo ao se aproximar de uma casa mobilizou grande número de voluntários e a Defesa Civil da cidade. 

Na área vizinha, o fogo estava relativamente baixo, mas o momento de caos foi quando um pinheiro ficou tomado pelas chamas, com labaredas enormes e começou uma “chuva de fogo” e o fogo se espalhou rapidamente por todo a área, mas não ficou somente na área, logo essa “chuva de fogo” atingiu a cerca viva que queimou inteira, produzindo labaredas de fogo enormes. 


Esse fogo atingiu também a cerca viva do outro lado da casa e um princípio de incêndio em uma pousada logo foi extinto por agentes da defesa civil que chegaram na localidade utilizando um caminhão pipa. Felizmente ninguém se feriu, mas os incêndios ainda não foram controlados. 



Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais