Diário

Balão cai em condomínio de Taubaté e causa princípio de incêndio; Defesa Civil monitora novos casos no Vale

Artefato atingiu rede elétrica e parte de uma casa no bairro Independência. Ninguém ficou ferido

Da redação | Data: 18/05/2025 13:25

O Corpo de Bombeiros atendeu, na manhã deste domingo, 18 de maio, uma ocorrência de queda de balão em situação de risco no bairro Independência, em Taubaté. O artefato caiu no Condomínio Vale dos Príncipes, localizado na Avenida Independência, atingindo parcialmente a rede de energia elétrica e parte do telhado de uma residência.

A queda provocou um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos bombeiros, evitando maiores danos. A estrutura do balão foi removida de forma segura, enquanto as equipes permaneceram no local aguardando a concessionária EDP para a retirada da parte que ainda estava sobre os fios da rede elétrica. Não houve registro de vítimas.


O caso faz parte de uma série de avistamentos registrados neste domingo no Vale do Paraíba. A Defesa Civil do Estado de São Paulo, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guardas Civis Municipais, monitora ao menos quatro balões avistados nas cidades de Taubaté, Caçapava, São Luiz do Paraitinga e Paraibuna.

Em Taubaté, além da ocorrência no bairro Independência, outros balões foram observados ao longo da manhã. Em todos os casos, as equipes iniciaram o monitoramento e acompanhamento visual para evitar riscos à população.

Crime ambiental

Soltar balões é crime previsto no artigo 42 da Lei nº 9.605/98. A prática de fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam causar incêndios é passível de pena de até três anos de prisão.

As autoridades reforçam que não há balões inofensivos: além do risco de incêndios em áreas urbanas e florestais, esses artefatos podem causar apagões, acidentes e colocar vidas em risco.

Nós usamos cookies
Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies. Saber mais