Avião de pequeno porte cai em Ubatuba, deixando uma vítima fatal e feridos
Queda de aeronave resulta na morte do piloto e ferimentos em outras sete pessoas, incluindo duas crianças
Na manhã desta quinta-feira, 9, um avião de pequeno porte caiu na faixa de areia próxima ao aeroporto de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, resultando na morte do piloto e em ferimentos a várias pessoas. A aeronave transportava cinco ocupantes – o piloto, dois adultos e duas crianças – e, no impacto, atingiu três pedestres.
A Prefeitura de Ubatuba confirmou que a aeronave, com matrícula PR-GES, caiu na orla da Praia do Cruzeiro, próximo à pista de skate. As equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar isolaram a área e realizaram os resgates. Até o momento, foi confirmada uma vítima fatal, o piloto.
Os adultos e crianças resgatados da aeronave estavam conscientes, embora alguns apresentassem desorientação. Os pedestres atingidos também foram socorridos, mas o estado de saúde deles não foi detalhado.
A aeronave pertence a uma empresa de agropecuária e mineração de Minas Gerais e estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade vencido desde dezembro, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além disso, o avião não tinha autorização para operação de táxi aéreo.
As causas do acidente estão sendo investigadas. A prefeitura e as autoridades locais continuam monitorando a situação e prestando assistência às vítimas e seus familiares.
Atendimento
A Santa Casa de Ubatuba informou que está focada no atendimento aos pacientes graves do acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira, dia 09, na Praia do Cruzeiro, envolvendo uma aeronave. Por conta disso, em casos de viroses ou leves, há o pedido para que as pessoas procurem a Unidade Sentinela no Cícero Gomes ou PA do Ipiranguinha e PA Maranduba . A nota seria assinada pelo Dr Sérgio Vogel, diretor técnico da Santa Casa de Ubatuba